-
LETRA C
o Princípio da Naturalidade/Acumulação faz referência ao modo de incorporação dos documentos no arquivo, que é natural.
-
a incorporação dos documentos no arquivo também não é algo orgânico?
-
Os documentos de coleção não têm uma relação orgânica.
-
Então. Eu marquei organicidade , alguém poderia me explicar o porquê de não poder ser?
-
GABARITO: C
Pois é, Lívia Cardoso Pereira, quando a banca não tem mais o que criar, faz uma dessas. Creio também que o termo "organicidade" seria mais apropriado, pois creio que seja o termo mais amplamente adotado para documento de arquivo, embora o termo "naturalidade" também não esteja errado. Mas isto aqui pode explicar o motivo de a banca escolher "Naturailidade: naturalidade tem caráter acumulador (acumulados naturalmente). Já a organicidade está ligado às atividades da pessoa física ou jurídica que produziu.
-
Organicidade e Naturalidade estão ambas corretas, mas a questão pede a antítese de "coleção". Seguindo esse raciocínio, "naturalidade" está mais correto, pois:
organicidade: Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. (DBTA)
naturalidade: também chamado de cumulatividade, diz que os documentos de arquivo são acumulados “de maneira contínua e progressiva, como sedimentos de estratificações geológicas”, o que “os dota de um elemento de coesão espontânea, ainda que estruturada”. (Lodolini)
Acumulação, na Arquivologia, é contrário de Coleção. Portanto, a alternativa C está "mais correta" que a D. Infelizmente, esse tipo de situação acontece com certa frequência em provas de concurso.
Gab C
Bons estudos.
-
*PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE / NATURALIDADE
– formação progressiva, natural e orgânica.
Gabarito ( C )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
-
só eu que tenho dificuldade de aprender esse assunto, arquivologia?
-
Gabarito: C
Marilena Leite Pães, em seu livro Arquivo: Teoria e Prática (p. 18), elabora a diferença entre biblioteca e arquivo e, em relação à Aquisição ou Custódia, cita que os documentos de Biblioteca são colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação; já os documentos de Arquivo provêm tão-só das atividades públicas ou privadas, servidas pelo arquivo.
A questão indaga sobre a "forma de entrada" dos documentos no Arquivo, o que nos remete à Naturalidade ou Cumulatividade, pois conforme o Rondinelli:
Os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados de modo natural nas administrações, em função dos seus objetivos práticos.
Já a Organicidade diz respeito à relação dos documentos entre si, o que não se encaixa no que a questão solicita.
-
Os documentos de arquivo possuem qualidades e características que tanto os assemelham aos demais documentos, quanto os diferem. Dentre as qualidades apresentadas, somente a naturalidade diferencia documentos de arquivo dos demais.
Por naturalidade entendemos a qualidade de o documento ser um produto natural, inconsciente da instituição. Em outras palavras, a instituição não tem a intenção de produzir documentos, mas somente de executar suas atividades. A produção do documento é algo que foge ao seu intento, acontecendo "de forma natural".
O mesmo não ocorre com outros documentos, Ao escrever um livro, por exemplo, a intenção do autor é produzir o livro. Ou seja, o livro está vinculado à sua vontade de produzi-lo.
A autenticidade é a qualidade de o documento provar ser quem diz ser, ou seja, de provar que foram observados todos os critérios obrigatórios para sua produção. Pode ser aplicado a todos os documentos.
A imparcialidade é a qualidade de o documento narrar os fatos como ocorreram, ou transmitir as informações do autor como este deseja. O documento em sim não apresenta juízo de valor, apenas transmite informações. Pode ser aplicado a todos os documentos.
Organicidade é a qualidade dos conjuntos de documentos que respeitam a sua forma de organização, visto que essa organização também é uma informação que ajuda a compreender o conjunto. A organicidade também pode ser aplicada a coleções.
Unicidade é a qualidade do documento que é único em seu conjunto. Por único se diz o documento que foi produzido em observância à atividade, mesmo que tenha cópias ou vias (as cópias ou vias são o mesmo documento). Também pode ser apicado a coleções.
Gabarito do professor: Letra "C"
-
O problema de Arquivologia é que um princípio leva vários nomes "sinônimos" e os conceitos são muitos próximos de outros princípios