GABARITO: B
Ross destaca as plataformas ou crátons, bacias sedimentares e cadeias orogênicas como as principais macroformas que sustentam o relevo brasileiro, cujas rochas são anteriores à atual configuração do continente sul-americano. Especificamente sobre as grandes bacias sedimentares brasileiras, é correto afirmar que:
A
As bacias sedimentares do Paraná, Amazônica, de São Paulo e Curitiba, do ponto de vista macroestrutural, constituem as principais bacias sedimentares do território brasileiro.
O Brasil possui cerca de 60% do seu território composto por bacias sedimentares, a sua grande maioria localizada no interior. Podem ser divididas em três tipos:
Bacias sedimentares de grande extensão (MACROESTRUTURAL) (bacia da Amazônia, do Parnaíba, também chamadas de Meio-Norte, do Paraná ou Paranaica e Central);
Bacias sedimentares de menor extensão: (bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, também denominada Sanfranciscana, do Recôncavo Tucano e a Litorânea);
Bacias de compartimentos de planalto: (bacias de Curitiba, Taubaté, São Paulo, entre outras).
B
As bacias sedimentares do Parnaíba, de Santos e Amazônica têm sua gênese associada à deposição fluvial cenozoica. Apenas a Bacia de santos é da era cenozoica.
A Bacia do Parnaíba, tal qual a Bacia Amazônica e do Paraná é uma bacia sedimentar, também chamada do Meio-Norte, posto que os rios possuem excessivos sedimentos que foram depositados com o passar do tempo.
Ela está inserida na plataforma Sul-americana, formada principalmente no período pré-histórico denominado Era Paleozoica.
C
A bacia hidrográfica do rio Amazonas apresenta similaridade cronológica com a bacia sedimentar do Parnaíba. Errado, a a bacia amazônica apresenta sedimentos de todas as eras geológicas.
D
As grandes bacias sedimentares brasileiras, em função de sua cronologia, também podem ser chamadas de bacias do Fanerozoico. CORRETO - As bacias sedimentares brasileiras são chamadas de bacias fanerozoicas, pois vieram se formando ao longo das eras paleozoicas, mesozoica e cenozoica.
E
A gênese das bacias sedimentares brasileiras está associada à orogênese andina, desencadeada após a abertura do oceano Atlântico.
Essas estruturas se originaram a partir do desgaste das rochas cristalinas, que se fragmentaram em sedimentos menores e foram transportadas para regiões de menores altitudes, em que se acumularam e compactaram-se, formando assim as bacias sedimentares.Essas estruturas tem como principal elemento, as rochas sedimentares, as quais são formadas a partir do acúmulo de sedimentos.