SóProvas


ID
3137368
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das vantagens atribuídas a uma estrutura tradicional do tipo linear é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    "Em comparação com os demais tipos de organogramas, o linear tem como benefício a facilidade de identificação das atribuições e responsabilidades de cada função na organização. Também permite verificar, de forma clara e objetiva, como cada cargo interage com os demais na execução das diferentes atividades."

  • GAB:D

    Mais uma questão para anulação com respostas ambíguas do tema de Administração.

    O Gabarito deveria ser a letra C, pois na Estrutura Linear, como só tem UM ou POUCOS líderes, o Processo Decisório se torna MAIS RÁPIDO!

    FONTE: PROFESSORA GIOVANNA CARRANZA

    VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=nlTXXUpiwG0

  • Concordo plenamente com a Isa London:

    Q963554: (QUADRIX): Uma das vantagens apontadas pela estrutura do tipo linear ou vertical é a rapidez da decisão quando dependente apenas de um sentido da linha de subordinação. (CERTO).

  • Absurdo total o gabarito dessa questão! Além de estudarmos ainda temos que lidar com examinadores burros. A resposta é claramente a letra C.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Linear, sendo mais especificamente cobradas as suas vantagens e desvantagens.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação.


    A estrutura linear foi inspirada nas organizações do exército e da igreja católica, possuindo como característica a autoridade linear, ou seja, existe uma centralização em apenas um cargo que decide sobre os assuntos.


    Outra característica são as linhas formais de comunicação, sendo esta feita unicamente pelas linhas existentes no organograma da organização. Deste modo, segundo Chiavenato (2003), cada gerente centraliza as comunicações em linha ascendente aos subordinados. As comunicações são, portanto, lineares e formais, isto é, limitadas exclusivamente às relações formais descritas no organograma.


    Na estrutura linear as decisões são centralizadas, pois a linha de comunicação liga cada setor ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, que é a responsável por tomar as decisões.


    Contudo, este tipo de estrutura é mais eficaz em pequenas empresas e adaptam-se melhor a ambientes estáveis.


    Chiavenato (2003) lista as principais vantagens e desvantagens da estrutura matricial, que são descritas na tabela abaixo:



    (Tabela baseada em Chiavenato, 2003, p. 207)

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Errado, pois espirito de equipe não é uma das vantagens da estrutura linear, corroborando com isso a sua estrutura rígida de comunicação e a centralização das decisões.


    B) Errado, pois existe uma clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e uma notável precisão de jurisdição. Deste modo, a colaboração fica prejudicada pela falta de compartilhamento de experiências. Para Chiavenato (2003), umas das desvantagens da estrutura linear são justamente as comunicações demoradas.
    C) Errado, pois a tomada de decisão é lenta e burocrática, sendo uma das desvantagens da estrutura linear, dado que a autoridade linear é baseada no comando único e direto, ou seja, é preciso subir todos os níveis da estrutura até ter uma decisão.
    D) Certo, pois segundo Chiavenato (2003), uma das vantagens da estrutura linear é justamente a “clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e uma notável precisão de jurisdição".
    E) Errado, pois a rigidez da comunicação prejudica o compartilhamento de informações e existe uma demora na comunicação. As decisões são centralizadas, desfavorecendo a colaboração.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte:
    Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.
  • Examinador fez administração em nárnia, só pode ser...

  • GABARITO: LETRA D

    LINEAR (OU CLÁSSICA): Constitui a forma estrutural mais simples e antiga, tendo sua origem na hierarquia militar. O nome linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade, entre superior e subordinado. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

    As suas características são:

    - Autoridade linear ou única: unidade de comando, cada subordinado só se reporta a um chefe, por isso dizemos que apresenta linhas de cadeia de comando.

    - Linhas formais de comunicação: as comunicações entre os órgãos ou cargos da organização são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. Cada administrador centraliza as comunicações.

    - Centralização das decisões: como cada linha de comunicação liga cada órgão ou cargo ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, a autoridade linear que comanda toda a organização centraliza-se no topo.

    - Aspecto piramidal: em decorrência da centralização da autoridade e da autoridade linear, à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.

    Vantagens:

    • Autoridade única. • Indicado para pequenas empresas. • Mais simples e econômicas.

    • Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida). • Clara delimitação de responsabilidade e autoridade.

    Desvantagens:

    • Tendência burocratizante. • Diminui o poder de controle técnico.

    • Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas.

    • Comunicação demorada e com distorções. • Sobrecarrega a direção e as chefias. • Não favorece o espírito de cooperação e equipe.

    AULA - PROF. PETRONIO CASTRO.

  • Gab. D

    Para quem marcou a C

    A velocidade da tomada de decisões depende do porte da estrutura linear. Se a estrutura linear for de pequeno porte, há poucos níveis escalares e a comunicação é rápida, favorecendo a velocidade do processo decisório.

    No entanto, se for de grande porte, há muitos níveis escalares, o que fomenta linhas formais de comunicação lentas e congestionadas, não favorecendo a velocidade do processo decisório.

  • Nem todas as decisões são mais rápidas na estrutura linear: apenas as decisões estratégicas. Mas os autores divergem quanto a isso: centralização resulta em maior agilidade ou não? Depende da situação: centralização com poucos níveis sim, decisões mais rápidas. centralização e verticalização não, decisões mais demoradas, devido ao número de decisões concentradas na cúpula. Marquei a D, pq é a única que não depende de nada, é a mais correta, pq toda estrutura linear/ burocrática terá definição clara de papéis e responsabilidades, sendo apenas o Chefe generalista.
  • Gab.: D

    De acordo com Chiavenato, uma das vantagens da estrutura linear é....

    Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e notável precisão de jurisdição: Nenhum órgão ou cargo intervém em área alheia, de modo que as atribuições e as responsabilidades são claramente definidas e delimitadas. 

    Introdução À Teoria Geral da Administração - 9ª Ed. 2014

  • Também errei a questão mas agora consegui identificar o problema.

    O fato é que a agilidade na tomada de decisão não é uma vantagem e sim uma característica.

    Vejam:

    Principais características:

    ·       Autoridade linear ou única = cada subordinado reporta-se única e exclusivamente ao seu superior.

    ·       Linhas formais de comunicação: todo órgão ou cargo tem dois canais de comunicação. Um para cima e outro para baixo.

    ·       Centralização de decisões

    ·       Aspecto piramidal

    Vantagens:

    ·       Estrutura simples e de fácil compreensão;

    ·       clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e uma notável precisão de jurisdição: (Gabarito D)

    ·       facilidade de implantação

    ·       estabilidade

    ·       tipo de organização indicado para pequenas empresas

    Desvantagens:

    ·       estabilidade e constância das relações formais = podem levar à rigidez e à inflexibilidade da organização linear, dificultando a inovação e a adaptação da organização a novas situações ou condições externas.

    ·       autoridade linear baseada no comando único e direto: pode tornar-se autocrática, provocando rigidez na disciplina

    ·       a organização linear exagera a função de chefia e de comando: pressupõe a existência de chefes capazes de fazer tudo e saber tudo. Os chefes tornam-se generalistas.

    ·       a unidade de comando torna o chefe um generalista que não pode se especializar em nada

    ·       congestionamento das linhas formais de comunicação: à medida que a empresa cresce,

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos!!

  • DUPLO GABARITO C e D

    A ORGANIZAÇÃO LINEAR é a estrutura mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém. Características: Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões; Formato piramidal, decisão no topo e comunicações em linha ascendente.

    Organização Linear

    1. Autoridade linear ou única;
    2. Linhas formais de comunicação;
    3. Centralização das decisões;
    4. Aspecto piramidal.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS