SóProvas


ID
3165013
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinoides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz, como consequência, grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive ao homem.

IBAMA. Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2014.


Qual solução para o problema apresentado garante a produtividade da agricultura moderna?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C OU

    LETRA A COMO NAO SEI DIREITO A RESPOSTAS ENTAO EU NAO CONFIRMO

  • Galera, "controle biológico" está na "moda", vale a pena pesquisar e ler sobre. Atentem-se.

    O comando da questão pede uma solução que não afete a produtividade da agricultura moderna.Tendo em vista os sistemas agroecológicos, existem formas de realizar um controle biológico, a fim de reduzir as pragas, sem afetar as outras espécies como os agrotóxicos químicos fazem.  (Descomplica)

    Alternativa C

  • Com esse problema acarretado por agrotóxico pode reduzir a população de abelha e consequentemente a diminuição da variabilidade genética das angiospermas.Logo é preciso introduzir o controle biológico para reduzir as pragas e portanto o agrotóxicos.

  • Agrotóxicos: Utilizados no combate as pragas nas lavouras

    Adubação química: Aumentar os nutrientes do solo. ex NPK

    1° No caso citado, o problema diz respeito a extinção das abelhas devido os pesticidas presentes nas plantas, visto que consomem o agrotóxico no processo de poliniação.

    2° Como os agrotóxicos são utilizados no combate às pragas das lavouras, podemos substituir pelo controle biológico das pragas

  • Utilização da técnica de controle biológico, pois a premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Sob esse viés, estaríamos combatendo as pragas que matam as plantas sem propiciar a morte das abelhas, a fim de que elas contribuem para reprodução de diversas plantas e continuem seu trabalho de polinização.

  • Letra C

    Uma das principais vantagens do uso de controle biológico na agricultura é um menor impacto sobre o meio ambiente. Isso porque diminui o uso de defensivos agrícolas como inseticidas.

  • Letra C

    Entre os muitos recursos empregados para assegurar a produtividade agrícola, o controle biológico da produção é o mais compatível com esforços para mitigar os impactos causados pela "pegada ecológica".

  • Controle biológico é uma área retrata que todas as espécies de plantas e animais têm inimigos naturais, os quais atacam vários estágios de vida de seus alvos.

    "As coisas incríveis não acontecem dentro da sua zona de conforto" .  

    É PROIBIDO DESISTIR! 

  • A morte das abelhas pode causar uma reação em cadeia, plantas morrerem...Se elas morreram por causa de agrotóxicos, que serve para matar pragas, deve substituir-se por outra técnica que mate as pragas, dentre as alternativas o controle biológico é o ideal.

    controle biológico: é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores.

    Letra C