-
Errado
A pesquisa apresentou resultados referentes à percepção do clima organizacional.
-
Não é porque a pesquisa é sobre clima organizacional que não dá pra extrair informações úteis sobre a percepção de motivação para o trabalho dos funcionários.
Não são informações excludentes, pelo contrário, são complementares.
-
Meu pensamento foi igual ao do colega acima. Não entendi o porquê da questão estar errada!
-
Concordo!!! o clima não possibilita extrair a satisfaçao??? E a satisfaçao nao pode trazer a motivação??? Ou nao???
-
SEgundo um colega postou em uma questao anterior o objetivo da pesquisa de clima é :
Pesquisa de Clima Organizacional - Objetivo Geral
Analisar o ambiente de trabalho e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação dos colaboradores da organização em relação à diversos fatores, como ambiente de trabalho, comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e outros, possibilitando a resolução dos problemas identificados.
Realmente nao entendo o erro!! Alguem nos ajude!!
-
Acho que a questão fala a respeito da Teoria dos fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg.
Neste caso ela deu exemplo de Fatores Higiênicos que geram a insatisfação e não insatisfação. Ex: condições físicas e psicológicas de trabalho; salários e prêmios; cultura organizacional; políticas da empresa; benefícios e serviços sociais; relacionamento interpessoal...
Ela não falou da teoria dos Fatores Motivacionais geram a satisfação e não-satisfação. Ex: realização pessoal; reconhecimento no trabalho; responsabilidade; valorização no que faz; orgulho do que faz... ISTO É O QUE GERA A MOTIVAÇÃO!
-
Vou deixar a resposta de uma pessoa que infelizmente não tenho mais informações sobre ela, mas merece todos os créditos e muitíssimo obrigado pela ajuda!
PATTY CONCURSEIRA (com adaptações)
"Aqui vai a minha opinião:
Considere que os empregados de uma corretora de seguros tenham respondido uma pesquisa sobre a empresa e, de forma geral, tenham afirmado que a política de recompensa (fator extrínseco não motivacional), as condições ambientais (fator extrínseco não motivacional), as práticas administrativas (fator extrínseco não motivacional), e as relações interpessoais (fator extrínseco não motivacional) na corretora são adequadas.
A partir dessa situação, julgue os itens subsecutivos.
Essa pesquisa apresentou resultados referentes à percepção de motivação para o trabalho. (fatores extrínsecos não são fatores motivacionais),
Gabarito: Errado.
-
Fatores Higiênicos: Ou fatores extrínsecos, pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima de relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham, os regulamentos internos, etc.
São fatores de contexto e se situam no ambiente externo que cercam o indivíduo. Contudo, de acordo com as pesquisas de Herzberg, quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação e, quando a elevam, não conseguem sustenta-la elevada por muito tempo. Porém, quando os fatores higiênicos são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.
Fatores Motivacionais: Ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. Assim sendo, os fatores motivacionais estão sobre controle do indivíduo pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Os fatores motivacionais envolvem os sentimentos de crescimento individual, de reconhecimento profissional e as necessidades de autoreavaliação e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.
Para melhor diferenciação de intrínseco e extrínseco não pense como "interno" ou "externo", mas na seguinte teoria irá ajudá-lo mais se pensar em "controláveis pelo trabalhador" e aquilo que ele não consegue "controlar".
-
Não são motivadores!!!!
Com eles ( política de recompensa, as condições ambientais, as práticas administrativas e as relações interpessoais) não me sinto motivado, pois são essencias, porém sem eles sou desmotivado. é louco mais é exatamente a Teoria dos fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg.
-
Os fatores apresentados na questão são higiênicos, contribuem somente para a não insatisfação.