SóProvas


ID
3191944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização de acervos e às cinco leis da biblioteconomia, julgue o item que se segue.


O indiano Ranganathan é considerado o idealizador das cinco leis da biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • No ano de 1924 Ranganathan decide se aventurar como bibliotecário em um cargo que lhe havia sido proposto na Universidade de Madras, onde atuava como professor de matemática, sua formação inicial. Um dos requisitos para assumir a nova função era de que o novo bibliotecário deveria estudar Biblioteconomia na College University em Londres, para aprimoramentos e especialização no curso. O resultado não podia ser outro, Ranganathan se apaixona pela profissão tornando-se o grande idealizador e disseminador das ideias e conceitos de bibliotecas e Biblioteconomia. Em 1928 escreve as “As cinco leis da Biblioteconomia” que até hoje têm norteado os trabalhos de muitos bibliotecários pelo mundo inteiro. As cinco leis são claras e precisas: “livros são para usar, a cada leitor seu livro, a cada livro seu leitor, poupe o tempo do leitor e a Biblioteca é um organismo em crescimento”.

    Gab. Certo

    LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfine; EGGERT-STEINDEL, Gisela (Org.). As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016. 222p. Disponível em:http://www.febab.org.br/livros/.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre a história da biblioteconomia.

    Shiyali Ramamrita Ranganathan foi um matemático indiano professor da Universidade Madras na qual assumiu em 1924 a função de bibliotecário.  Foi uma figura importante no desenvolvimento tanto da disciplina quanto da profissão de bibliotecário, contribuindo para o desenvolvimento da classificação e da catalogação além de criar as 5 Leis da Biblioteconomia, a saber:

    1ª lei: os livros são para usar;

    2ª lei: a cada leitor seu livro;

    3ª lei: a cada livro seu leitor;

    4ª lei: poupe o tempo do leitor;

    5ª lei: a biblioteca é um organismo em crescimento.

    Gabarito do Professor: CERTO.


  • Acrescentando...

    Em 1928, menos de três anos após o seu regresso [ da School of Librarianship, em Londres], ele elabora as cinco leis, a primeira delas com o auxílio de seu mestre e amigo Edward Ross. Após a formulação das leis, Ranganathan publicou uma série de textos que viriam a compor a obra “As cinco leis da Biblioteconomia”. 

    Fonte: LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; EGGERT-STEINDEL, Gisela (Orgs.) As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016.