SóProvas


ID
3193759
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Journaling é um recurso presente em alguns sistemas de arquivos que mantém um journal (ou log) onde são armazenadas todas as mudanças feitas em arquivos do disco. Caso algum erro inesperado ocorra é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos. Assinale a alternativa que contém um sistema com suporte ao recurso de Journaling.

Alternativas
Comentários
  • Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS,[NTFS], NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

  • Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS,[NTFS], NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Journaling

  • GABARITO (A).

    Questão Pão com Mortadela: Gostoso, Barato e Fácil de se Fazer!

    Os Mecanismos de Segurança em sistemas de Arquivos Encontram-se na Ordem:

    Ordered (default): o journal é atualizado no final de cada operação. Isso faz com que exista uma pequena perda de desempenho, já que a cabeça de leitura do HD precisa realizar duas operações de gravação, uma no arquivo que foi alterado e outra no journal (que é um arquivo especialmente formatado);

    Writeback: o journal armazena apenas informações referentes à estrutura do sistema de arquivos (metadados) e não em relação aos arquivos propriamente ditos, é gravado de forma mais ocasional, aproveitando os momentos de inatividade.

    Journal: é o mais seguro, todavia mais lento. Nesse modo, o journal armazena não apenas informações sobre as alterações, mas também uma cópia de segurança de todos os arquivos modificados, que ainda não foram gravados no disco. Por ser o mais lento, é o modo menos usado.

    Fonte: Estratégia Concursos - Sistemas Operacionais - Prof: Evandro Dalla Vechia 2020.

  • A) EXT3.