-
A prototipação horizontal permite a visualização de forma genérica da interface gráfica do sistema., sem detalhar nenhuma funcionalidade (prototipação vertical). Pode-se associar com uma pessoa olhando o horizonte!
-
Engenharia da Usuabilidade
Observar como um usuário se comporta ao interagir com uma interface, e atentar-se às dificuldades dele, faz da prototipação um passo importante no fluxo de uma Engenharia da Usabilidade. Morandini mostrou em sua Tese que a prototipação é capaz de determinar taxas e métricas que quantifiquem a usabilidade de uma interface.
Uma prototipação é feita criando-se uma interface com as mesmas características do produto final, mas sem funcionalidades. É apresentado aos usuários de forma que eles possam enxergar com mais clareza o produto final.
Uma vez aprovada a interface, o desenvolvimento é feito com riscos amplamente reduzidos de uma reengenharia por falhas na utilização da interface. Um protótipo representando apenas uma parte do sistema final (a interface) reduz custos, e torna-se muito mais lucrativo quando aliado a uma metodologia de desenvolvimento iterativa.
Há dois tipos de prototipação: Horizontal e Vertical. A prototipação horizontal consiste em montar uma interface completa em termos de elementos, permitindo uma visão geral do usuário por todo o sistema, assim como uma pessoa observa o horizonte, em um protótipo horizontal, o usuário obtém uma visão geral de tudo.
A Prototipação Vertical é focada nas funcionalidades. Dessa forma, um protótipo do sistema pode ser reduzido a um módulo isolado, onde o usuário poderá ver em detalhes um pedaço limitado do sistema.
fonte: http://www.dteixeira.com/usabilidade/engenharia-da-usabilidade-prototipacao.html
-
Prototipação Horizontal
Menor profundidade maior “largura” com relação ao número de características (features) ou funções contempladas no protótipo.
A avaliação da usabilidade nesse tipo de protótipo é geralmente menos realística, mas abrange mais funcionalidades do sistema final. São mais usados para protótipos iniciais.
Vertical
Utiliza um menor número de características, abordadas em maior profundidade.
São mais usados em protótipos quando o desenvolvimento do sistema está mais adiantado.
FONTE:
Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua
http://homepages.dcc.ufmg.br/~clarindo/arquivos/disciplinas/eu/material/transparencias/topicos/9-prototipacao.pdf
Nielsen, J. Usability Engineering. Chestnut Hill, MA, Academic Press, 1993.
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.
Gaba: ERRADO
-
Prototipação horizontal
Consiste em montar uma interface completa em termos de elementos, permitindo uma visão geral do usuário por todo o sistema, assim como uma pessoa observa o horizonte, em um protótipo horizontal, o usuário obtém uma visão geral de tudo.
Prototipação Vertical
É focada nas funcionalidades. Dessa forma, um protótipo do sistema pode ser reduzido a um módulo isolado, onde o usuário poderá ver em detalhes um pedaço limitado do sistema
-
É o vertical..
GAB E
A prototipação horizontal consiste em montar uma interface completa em termos de elementos.
A prototipação vertical é focada nas funcionalidades. Dessa forma, um protótipo do sistema pode ser evolutivo ou descartável.