SóProvas


ID
3228409
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante para o desenvolvimento da aterosclerose.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa temática.

( ) Pode-se calcular o valor do colesterol da LDL (lipoproteína de densidade baixa) pela equação de Friedewald. A equação pode ser utilizada quando o valor dos triglicerídeos for menor que 500 mg/dL.
( ) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial.
( ) As estatinas são inibidores da 3-hidroxi- -3-metilglutaril-coenzima A redutase. São bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinal.
( ) Para usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento.
( ) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) Pode-se calcular o valor do colesterol da LDL (lipoproteína de densidade baixa) pela equação de Friedewald. A equação pode ser utilizada quando o valor dos triglicerídeos for menor que 500 mg/dLA CONCENTRAÇÃO DE TG DEVE SER MENOR QUE 400mg/dL.

    (V) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial. O HDL É RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE DE COLESTEROL DAS CÉLULAS PARA O FÍGADO.

    (V) As estatinas são inibidores da 3-hidroxi- -3-metilglutaril-coenzima A redutase. São bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinalOS PRINCIPAIS EFEITOS ADVERSOS DAS ESTATINAS SÃO A MIOPATIA E RABDOMIÓLISE, POR CAUSA DO ACÚMULO DE MIOGLOBINA NO SANGUE LIBERADA PELA RÁPIDA RUPTURA DAS FIBRAS MUSCULARES, CAUSANDO DOR.

    (V) Para usuários de estatinas e fibratosprovas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento. A RABDOMIÓLISE É O EFEITO ADVERSO MAIS GRAVE DAS ESTATINAS E PODE SER EXACERBADO PELO USO CONCOMITANTE DE FIBRATOS, ESPECIALMENTE GENFIBROLIZA, OS PACIENTES EM USO DE ESTATINAS E FIBRATOS DEVEM MANTER UM RASTREAMENTO DA ELEVAÇÃO DE CREATINOQUINASE-CK.

    (V) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda. ALTAS TAXA DE CONCENTRAÇÕES DE TRIGLICERÍDEOS RESULTAM EM RISCO AUMENTADO DE PANCREATITE, SENDO, OS FIBRADOS A MELHOR, ESCOLHA PARA ESSE TRATAMENTO.