C)
3.1 Teoria da hierarquia das necessidades humanas – Abraham Maslow
Para o autor, as necessidades dos seres humanos seguem uma hierarquia, uma escala de valores a serem transpostos. Ou seja, após o indivíduo realizar uma necessidade, surge outra, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. A ideia de hierarquia surge porque, segundo a teoria, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita.
Segundo Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em hierarquia de importância que formam uma pirâmide. Na sua base estão as necessidades mais básicas (necessidades fisiológicas e segurança) e, no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de autorrealização).
Questão de Concurso
(TJSC/TJSC/Analista Administrativo/2011 – Adaptada) A Teoria da “Motivação de Maslow” afirma que as necessidades humanas não satisfeitas influenciam o comportamento das pessoas. Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:
a) fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização.
b) fisiológicas, de segurança, políticas, ambientais e de autorrealização.
c) fisiológicas, sociais, ambientais, políticas e financeiras.
d) fisiológicas, sociais, ambientais, políticas e organizacionais.
Gabarito: a.
De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
A necessidade de estima envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.
As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
Questão versa sobre Liderança e Motivação e requer que o candidato marque a alternativa incorreta.
Vamos às alternativas
A - INCORRETA. Na abordagem de Maslow, o indivíduo que não possui uma necessidade satisfeita tem seu comportamento influenciado para essa satisfação. Em decorrência disso, quando uma necessidade é substancialmente satisfeita, a próxima se torna dominante.
B - INCORRETA. O papel do líder no que tange a motivação, segundo Maslow, requer conhecimento dos liderados em suas necessidades. Assim, se o líder quer motivar alguém, deve entender em que ponto da pirâmide ele está no momento.
C - CORRETA. Remuneração gera satisfação das necessidades de segurança (2º Necessidade), que constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
D - INCORRETA. O postulado de Maslow abrange cinco necessidades. Desse modo, tem a vantagem de ir além das necessidades fisiológicas e de segurança. Vejamos:
As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
A necessidade de estima (4º Necessidade) envolve a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.
As necessidades sociais (3º Necessidade) incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.
As necessidades de segurança (2º Necessidade) constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.
As necessidades fisiológicas (1º Necessidade) constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.
E - INCORRETA. Não obstante ser consagrada e aceita, a teoria de Maslow é fortemente criticada em função da precariedade de fundamentação científica.
GABARITO: C