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ID
3254956
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

A respeito de algoritmos e estruturas de dados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Algoritmo de Dijkstra, concebido pelo cientista da computação holandês Edsger Dijkstra em 1956 e publicado em 1959, soluciona o problema do caminho mais curto num grafo dirigido ou não dirigido com arestas de peso não negativo, em tempo computacional O(m + n log n) onde m é o número de arestas e n é o número de vértices. O algoritmo considera um conjunto S de menores caminhos, iniciado com um vértice inicial I. A cada passo do algoritmo busca-se nas adjacências dos vértices pertencentes a S aquele vértice com menor distância relativa a I e adiciona-o a S e, então, repetindo os passos até que todos os vértices alcançáveis por I estejam em S. Arestas que ligam vértices já pertencentes a S são desconsideradas.

    MapReduce é um modelo de programação desenhado para processar grandes volumes de dados em paralelo, dividindo o trabalho em um conjunto de tarefas independentes. Programas MapReduce são escritos em um determinado estilo influenciado por construções de programação funcionais, especificamente expressões idiomáticas para listas de processamento de dados. Este módulo explica a natureza do presente modelo de programação e como ela pode ser usada para escrever programas que são executados no ambiente Hadoop.

    Coletor de lixo (em inglês: garbage collector, ou Mark-and-Sweep) é um processo usado para a automação do gerenciamento de memória. Com ele é possível recuperar uma área de memória inutilizada por um programa, o que pode evitar problemas de vazamento de memória, resultando no esgotamento da memória livre para alocação. Esse sistema contrasta com o gerenciamento manual de memória, em que o programador deve especificar explicitamente quando e quais objetos devem ser desalocados e retornados ao sistema. Entretanto, muitos sistemas usam uma combinação das duas abordagens.

    Em ciência da computação, uma árvore B é uma estrutura de dados em árvore, auto-balanceada, que armazena dados classificados e permite pesquisas, acesso sequencial, inserções e remoções em tempo logarítmico. A árvore B é uma generalização de uma árvore de pesquisa binária em que um nó pode ter mais que dois filhos. Diferente das árvores de pesquisa binária auto-balanceadas, a árvore B é bem adaptada para sistemas de armazenamento que leem e escrevem blocos de dados relativamente grandes, como discos.

    Round-robin (RR) é um dos algoritmos empregados por escalonadores de processo e de rede, em computação. Como o termo é geralmente usado, fatias de tempo (também conhecidas como quanta de tempo) são atribuídas a cada processo em partes iguais e em ordem circular, manipulando todos os processos sem prioridade (também conhecido como executivo cíclico). O escalonamento Round-robin é simples, fácil de implementar e livre de inanição. O escalonamento Round-robin também pode ser aplicado a outros problemas de escalonamento, como o escalonamento de pacotes de dados em redes de computadores. É um conceito de sistema operacional.

    Fonte: Wikipedia

  • Algoritmo de Dijkstra soluciona o problema do caminho mais curto num grafo dirigido;

    MapReduce é um modelo de programação desenhado para processar grandes volumes de dados em paralelo.

    Utiliza a computação paralela e distribuída para resolver o problema da escalabilidade no processamento de , com garantias de tolerância a falhas

    Mark-and-Sweep) é um processo usado para a automação do gerenciamento de memória.

    Round-robin (RR) é um dos algoritmos empregados por escalonadores de processo e de rede ( fatias no tempo).

    Fonte:meus resumos.

  • Força Guerreiro!!!!!!