SóProvas


ID
3259603
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Zanchetta (2004, p. 70), “o esquema convencional da notícia no jornalismo contemporâneo leva o nome de pirâmide invertida.” Quanto à estrutura da pirâmide invertida, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Difundida em meados do século XX por influência do jornalismo europeu, a pirâmide invertida deixa de lado uma característica até então comum das notícias: apresentar o fato principal (no título ou no início do texto) e em seguida narrá-lo cronologicamente.
II. Na parte superior da pirâmide estão os parágrafos que contêm as informações mais importantes para o entendimento da notícia. Ao longo do texto, aparecem informações em ordem decrescente de relevância, chegando até os detalhes descartáveis.
III. Além de favorecer a leitura, essa estrutura ajusta-se à apressada dinâmica editorial de hoje.
IV. O encadeamento dos parágrafos seguintes ao primeiro (às vezes também ao segundo) é diversificado, podendo assumir desde o formato cronológico até a disposição estritamente hierarquizada, em que cada parágrafo dá mais detalhes acerca de informações apresentadas no início ou no decorrer do texto.

Alternativas
Comentários
  • IV- O encadeamento dos parágrafos seguintes ao primeiro (às vezes também ao segundo) é diversificado, podendo assumir desde o formato cronológico até a disposição estritamente hierarquizada, em que cada parágrafo dá mais detalhes acerca de informações apresentadas no início ou no decorrer do texto.

    Caí nessa. Na verdade após o primeiro parágrafo, LEAD, ou ao segundo, Sublead, as informações podem seguir de maneira cronológica.

    Isso?

    Alguém ajuda, rs.

  • O que me ajudou a resolver a questão foi eliminar a Opção I:

    "Difundida em meados do século XX por influência do jornalismo europeu..."

    Se estamos falando do Lead, ele surgiu no Século XIX, nos Estados Unidos.

  • Em resposta ao Ziul, sim, o texto pode seguir de maneira cronológica e até o mesmo o lead pode assumir a ordem cronológica, embora esse não seja o esquema clássico. Em matérias policiais, por exemplo, é importante o encadeamento cronológico e a narração dos acontecimentos para que o leitor entenda o desenrolar dos fatos.

    Este tipo de lead pode ser enquadrado como Lead Narrativo, de acordo com a listagem de leads citados pelos autores de comunicação:

    Narrativo – aqui se alinham fatos sucessivos que conduzem ao clímax. É como um pequeno conto de poucas linhas.

    Luciana Frias, 47 anos, casada, com dois filhos, casa própria e um bom emprego como doméstica em Catanduva, São Paulo. Em janeiro passado, perdeu o emprego; em março, seu esposo a deixou, levando os filhos; vendeu a casa em maio, para pagar dívidas. Ontem, Luciana escreveu um bilhete de despedida, enfiou um revólver na boca e se matou, em frente ao guichê da Lotérica do bairro.

    Fonte: https://academiadojornalista.com.br/producao-de-texto-jornalistico/tipos-de-lide-mais-usados/