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ID
326596
Banca
IESES
Órgão
CRM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentre as APIs para placas de vídeo 3D destacam-se a OpenGL e a Directx. Dentre as opções abaixo, escolha a que melhor representa uma das principais características da OpenGL:

Alternativas
Comentários
  • OpenGL é uma interface de software para dispositivos de hardware. É uma biblioteca gráfica de modelagem e exibição tridimensional, bastante rápida e portável para vários sistemas operacionais. Seus recursos permitem ao usuário criar objetos gráficos com qualidade próxima à de um raytracer, de modo mais rápido que este último, além de incluir recursos avançados de animação, tratamento de imagens e texturas.

    fonte: http://www.dca.ufrn.br/~ambj/opengl/conceitos-iniciais.html
  • Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos... que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluído no Windows. Portanto, o DirectX é somente da plataforma Windows
  • O OpenGL é multiplataforma.
  • b) Pode ser utilizada em qualquer plataforma ou sistema operacional (multiplataforma).
  • OpenGL funciona em qualquer sistema operacional...

    essa tava quase de graça.
  • Além do fato de ser multiplataforma o OpenGL possui algumas características interessantes:
    O OpenGL trabalha com a medida de ângulos em graus e não em radianos, como ocorre com a maioria das linguagens; Cada componente de cor no OpenGL é normalmente definido por um número de ponto flutuante, que varia de 0 até 1, e não um número inteiro de 0 até 255; As coordenadas gráficas no OpenGL seguem o eixo cartesiano. Assim, o número da linha é decrescente, e não crescente, como em boa parte das implementações. Matrizes no OpenGL são calculadas com base nas colunas, e não nas linhas.