Primeira coisa que você ter que saber: a classificação
institucional (da despesa) reflete as
estruturas organizacional e administrativa e compreende dois níveis hierárquicos:
órgão orçamentário e unidade orçamentária (UO). As dotações orçamentárias, especificadas por categoria de programação em seu menor nível, são consignadas às
UOs, que são as responsáveis pela realização das ações. Órgão orçamentário é o agrupamento de UOs.Resumindo: Unidades Orçamentárias (UOs) são responsáveis pela realização das ações. Órgão orçamentário é o agrupamento de UOs.
Certo. Agora, algo que você sempre tem que ter em mente é que: um órgão orçamentário ou uma UO
não correspondem necessariamente a uma estrutura administrativa. Isso significa que um órgão orçamentário ou uma UO podem não corresponder a estrutura administrativa nenhuma. Por exemplo: a dotação para reserva de contingência não está associada a nenhuma estrutura administrativa, nenhum prédio, um órgão, com pessoas trabalhando lá dentro!
Mas isso também significa que um órgão orçamentário ou uma UO podem abranger vários órgãos administrativos. Por exemplo: imagine um programa de educação básica para presidiários. As ações desse programa são desenvolvidas por duas estruturas administrativas: Ministério da Educação e Ministério da Justiça e Segurança Pública. Assim:
Portanto, o que a questão disse é verdade! Uma ação que foi consignada a uma UO pode envolver despesas realizadas por mais de um órgão da estrutura administrativa do governo.
Vale só ressaltar também que o contrário também é verdade: uma estrutura administrativa (um único órgão) pode conter diversas unidades orçamentárias. Assim:
Gabarito do professor: CERTO.