SóProvas


ID
3303808
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considerando aspectos relativos à administração de materiais, julgue o item.

O método just in time, implantado pela Toyota na década de 1970, tem como meta o estoque zero. Para isso, deve ocorrer a máxima redução de estoques, tanto na empresa quanto nos fornecedores, e o lead time deve ser encurtado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Just in Time - JIT consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato, tendo como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques.

  • CERTO

  • Lead time ou tempo de aprovisionamento ou ainda ciclo, em português europeu, é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término. A definição mais convencional para lead time em Supply Chain Management é o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto a ele.

  • Gabarito: Certo

    o Sistema Toyota de Produção passou a utilizar uma abordagem de trabalho denominada Just-in-Time (JIT), significando fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária”. o Sistema Just-in-Time prima pelo estoque nulo, considerando-o um verdadeiro desperdício de investimentos.

  • Lead time (tempo de reposição) refere-se ao tempo que o fornecedor demora para atender a um pedido de compras. Assim, a assertiva está certa, pois o metodo just in time, envolve fazer ou produzir o item conforme a demanda,ou seja, quando necessário e na quantidade necessária, O lead time deve ser encurtado uma vez que tem como inicio a constatação da necessidade de reposição e o termino é o recebimento do material junto ao fornecedor.

  • just in time - tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

    lead in time - tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto a ele.

  • Não entendi o que o fornecedor tem haver com uma empresa específica. Problema nenhum a minha empresa fazer JIT, agora eu vou obrigar o fornecedor a seguir a MINHA política empresarial? Se ele quiser fazer estoque e eu o JIT e n vejo o problema. E outra, pode fornecer pra outras empresas.

  • @Ítalo, também não entendi por que o fornecedor também tem que fazer a redução de estoque... Reduzir o lead time até que eu entendo, mas o estoque do fornecedor???

  • A maioria dos comentários é uma explicação do que é o sistema JIT e acho justo e válido, porém o "Q" da questão que deixou ela um tanto quanto duvidosa foi entender o porquê do fornecedor também ser obrigado a reduzir seu estoque.. 

  • CERTO

    Colegas Italo pollazzon, Flor de Maria e Igor , entendam que o JIT visa reduzir os estoques ao maximo em toda a linha de suprimento, inclusive no fornecedor. Visa fazer com que o fornecedor só produza o item quando este for requisitado pelo requerente. Veja umas questões que ajudam:

    CESPE/PF/2014 - Por meio do JIT (just in time) garante-se a eliminação dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques. ERRADO

    QUADRIX/CRA-PA/2019 - O método just in time, implantado pela Toyota na década de 1970, tem como meta o estoque zero. Para isso, deve ocorrer a máxima redução de estoques, tanto na empresa quanto nos fornecedores, e o lead time deve ser encurtado. CERTO

    QUADRIX/CRN/2020 - A filosofia just‐in‐time, baseada no modelo japonês de produção, procura eliminar a perda e diminuir o estoque, produzindo bens e serviços na quantidade necessária. CERTO

    Exemplo bom seria uma empresa q vende piscinas em catálogos. O cliente escolhe a piscina e só depois a empresa pede para o fabricante produzi-la. Ora, não faria sentido o fabricante estocar um monte de piscinas; até por que ele teria mais gastos com manutenção de estoques e esse preço poderia acabar sendo repassado na ponta ao cliente ou à empresa que compra as piscinas.

    Por isso o JIT visa eliminar o estoque em toda a linha de suprimento, para que ninguém tenha gastos desnecessários com manutenção de estoques.

    Espero mesmo ter esclarecido, pois vejo essa dúvida frequentemente por aqui.

    Bons estudos a todos.

  • CUIDADO!

    Existe um problema na questão: foi em 1950, não em 1970.

    "Nascida no início dos anos 1950, a filosofia JIT veio com o determinado objetivo de reerguer suas empresas das cinzas do pós-guerra. A pioneira no uso dessa nova ferramenta foi a Toyota..."

    O GABARITO DEVERIA SER: ERRADO.

    É importante ressaltar que autores divergem em relação a data. Para a banca QUADRIX, lembre-se do ano de 1950.

    Geb nicht auf, concurseiro.

  • Certo

    A ideia do Just in Time surgiu no Japão na década de 70. A Toyota Motor Company, foi quem primeiro aplicou a teoria do JIT a suas linhas de montagem. Esses sistemas, apoiados pelos conceitos do JIT, trabalham com a meta do estoque “zero”, que é um dos fundamentos básicos do JIT. Uma das mais comuns refere-se ao JIT como um método de redução de desperdícios nos processos de manufatura. O conceito do JIT considera que os lead times devam ser curtos e consistentes com a necessidade de satisfazer à demanda de maneira sincronizada.

    Marco Aurélio E Dias

  • achei esse trecho no livro do M.A.Dias

    "Primeiramente, em relação à redução de inventários, devemos observar que o JIT procura a eliminação de estoques em todo o canal de suprimentos, e não simplesmente transferir aos fornecedores os encargos da manutenção dos estoques. As aplicações bem-sucedidas do JIT mostram significativas reduções de inventário, tanto no fornecedor como no fabricante."

  • De acordo com outra questão aqui do QC, e também pela vídeo aula disponível no site, o JIT foi introduzido pela Toyota na década de 50. Logo, o gabarito desta questão deveria ser ERRADO.

    Veja:

    Q1249054 - O sistema Just-in-Time trouxe uma nova visão para o processo produtivo. Foi introduzido na empresa japonesa Toyota nos anos 1950 e se tornou uma revolução na maneira de gerenciar estoques. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse sistema.

    Bons estudos!

  • Gab: CERTO

    O JIT tem como premissa a ideia de demanda EFETIVA (sistema de produção puxada), isto é, seu fornecedor só produzirá para ela AQUILO QUE ELA DEMANDAR. Perceba, então, que sua linha produção ou suprimento (que é o mesmo que fornecedor, nesse caso) só fornecerá se ela pedir. Portanto, é correto afirmar que tanto a empresa quanto os fornecedores possuem estoque zero ou reduzido.

    Outro ponto que ajuda é a questão do Lead Time, que é o mesmo que reduzir o Tempo de Reposição. Ele está diretamente relacionado ao JIT.

    No entanto, errei pela data, nos livros e materiais que acompanho, todos falam década de 50 e não 70. Triste!!!

    :/

  • na duvida a menos errada prevalece e que siga la pelota