SóProvas


ID
331600
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No contexto da Web Standard, a definição do tipo de documento (Document Type Definitions DTD) especifica qual é a sintaxe SGML usada no documento. A DTD é usada pelas aplicações SGML para identificar as regras que se aplicam a linguagem de marcação usada no documento bem como o conjunto de elementos e entidades válidas naquela linguagem. Assim uma DTD para um documento XHTML descreve com precisão a sintaxe e a gramática da linguagem de marcação XHTML. Assim, o DOCTYPE deve ser sempre a primeira declaração em um documento web. No caso da XHTML, DOCTYPE são de três tipos, sendo dois deles descritos abaixo.

I. Caracteriza a mais rígida das declarações, não admitem qualquer item de formatação dentro dos elementos e nem elementos em desuso, segundo as recomendações do W3C. São indicados para uso com folhas de estilo em cascata, com marcação totalmente independente da apresentação.
II. Caracteriza uma declaração que permite uma maior flexibilidade sendo indicada para documentos que ainda utilizem elementos em desuso, regras de apresentação embutidas em tags e também para documentos destinados a exibição em browsers sem suporte para CSS. Não admite qualquer tipo de marcação para frames.

Esses dois tipos de DOCTYPE para XHTML são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Um documento XHTML consiste em três partes principais : 
    • DOCTYPE
    • Head
    • Body
    A tag é obrigatória e deve vir na primeira linha de um documento XHTML.

    Vejamos  abaixo, um documento XHTML básico :
     

    um simples parágrafo

    Há  três tipos de Definições de Tipo de  Documentos (DTD): STRICT; TRANSITIONAL; FRAMESET.

    XHTML 1.0 Strict

    				

    Use esta quando você quer realmente uma marcação limpa, livre da confusão da apresentação. Use junto com Folhas de Estilo em Cascata (Cascading Style Sheets)- CSS.

    XHTML 1.0 Transitional

    				

    Use esta quando você precisa tirar vantagem das características de apresentação da HTML e quando você quer dar suporte aos navegadores que não entendem FOlhas de Estilo em Cascata.

    XHTML 1.0 Frameset

    				

    Use esta quando você quer usar Frames (molduras) HTML para particionar a janela do navegador em duas ou mais molduras (frames).




    Segue  algumas informações a mais, que se precisa saber sobre DTD:
    • A DTD especifica a sintaxe de uma página web em SGML.
    • A DTD é usada por aplicações SGML, tais como HTML, para especificar regras que se aplicam à marcação de documentos de um tipo particular, incluindo um conjunto de declarações de elementos e de etidades.
    • A XHTML é especificada em uma definição de tipo de documento SGML ou 'DTD'.
    • Uma DTD XHTML descreve de forma precisa em linguagem legível ao computador, a sintaxe e a gramática permitida da marcação XHTML.


     
  • Fonte: http://maujor.com/tutorial/xhtml.php

    <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">
    Esta é a mais rígida das declarações. Os documentos XHTML no modo Strict não admitem qualquer item de formatação dentro dos elementos e nem elementos em desuso "deprecated" segundo as recomendações do W3C. São indicados para uso com folhas de estilo em cascata, com marcação totalmente independente da apresentação

    <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
    Esta declaração permite uma maior flexibilidade e é indicada para documentos que ainda utilizem elementos em desuso ("deprecated"), regras de apresentação embutidas em tags e também para documentos destinados a exibição em navegadores sem suporte para CSS. Não admite qualquer tipo de marcação para frames.

    <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Frameset//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-frameset.dtd">
    Esta declaração permite tudo da declaração transational e mais os elementos especificos para frames.