SóProvas


ID
3322489
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao instrumento de gestão benchmarking, pode-se afirmar que ele é um

Alternativas
Comentários
  • A

    benchmarking é uma das mais relevantes estratégias para aumentar sua eficiência. Em tradução livre, pode ser traduzido como “ponto de referência”. Trata-se um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional.

    Quais são os tipos de benchmarking?

    Benchmarking interno: busca pelas melhores práticas adotadas dentro da própria empresa (filiais-modelo, departamentos que desenvolvem metodologias inovadoras, etc);

    Benchmarking competitivo: nesse formato, o foco é a análise minuciosa das , visando superá-las. É difícil de ser efetuada, tendo em vista que as empresas não costumam “vazar” seus segredos tão facilmente aos rivais;

    Benchmarking funcional: nesse caso, o que é comparado é o processo de trabalho entre as organizações, ainda que a comparação esteja sendo feita com organizações de segmentos diferentes;

    Benchmarking de cooperação: duas empresas estabelecem uma parceria, compartilhando informações de seus processos. Também ocorre quando uma empresa “modelo” abre as portas de alguns processos para o aprendizado de outra. Isso pode ocorrer quando duas companhias têm distintos pontos de excelência ou quando uma dela permite o conhecimento de outra por razão de prestígio, notoriedade, etc.

    Fonte: endeavor.org.br

  • Benchmarking é um processo de análise e comparação de empresas do mesmo seguimento de negócio , objetivando conhecer:

  • ☑ GABARITO: LETRA A

    Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior.

    WIKIPÉDIA.

  • O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

  • Gab: A

    O benchmarking surgiu como uma tentativa de melhoria de práticas empresariais e de alcance de desempenhos superiores. Trata-se de uma ferramenta de comparação empresarial e de gestão de empresas, que começa com uma ávida pesquisa e termina com a implementação de ações específicas.

  • Gab A

    Erros em vermelho:

    b)processo de comparação de dois ou mais sistemas, analisando somente as falhas entre eles com a finalidade de melhorias.

    c)processo de medição e comparação sistemática dos processos de uma organização que presta somente serviços de consultoria.

    d)processo sistemático e contínuo de avaliação específico para produtos, que tem por finalidade comparar desempenho, identificando oportunidades de melhoria na organização.

  • O Benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional.

    Através do Benchmarking é possível que a organização identifique oportunidades de melhorias.

    Gabarito: Letra A

  • GAB A

    O BENCHMARKING é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional. Ou seja, é a ferramenta de avaliação que identifica as melhores instituições, métodos e estratégias. Ela compara o seu desempenho com a de outras!

    Os principais benefícios do Benchmarking são: 

    1. Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;
    2. Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;
    3. Melhora da comunicação empresarial;
    4. Profissionalização dos processos da empresa;
    5. Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;
    6. Diminuição do número de erros;
    7. Redução de custos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)