-
GAB: C
Os bens de Giffen são uma exceção a lei da Demanda, portanto, preço e quantidade demandada são diretamente proporcionais. Se um aumenta, o outro também aumenta. Se um diminui, o outro também diminui.
-
Resposta C
A. Bem inferior: Q diminui quando a RENDA aumenta
B. Errado, bem privado é excluível e rival
Bem privado: excluível e rival. Exemplo: meu celular pessoal - posso impedir um terceiro de usar e se outra pessoa está usando eu não posso usar
Bem público: não excluível e não rival. Exemplo: segurança nacional - não posso impedir um terceiro de usufruir da segurança e um terceiro usufruindo não me impacta
Monopólio natural: excluível e não rival. Exemplo: serviço de água encanada e energia elétrica. É excluível porque se pessoa não pagar a luz há corte, porém meu vinho ter luz ou não não me impacta
Recursos comuns: não excluível e rival. Exemplo: pesca - difícil impedir um terceiro de pescar, porém quando ele pesca há menos peixe no mar para mim
C. Correto
Bens de giffen são exceção
Regra da demanda: + P - Q
Bens de giffen: + P + Q.
Exemplos: regiões pobres onde batata é principal produto. Se aumenta P da batata, pessoa não tem alternativa: deixa de consumir carne e passa a consumir mais batata
D. Incorreto
Justamente por ter relação + P + Q, a curva de demanda é postiviamente inclinada, sendo exceção na lei da demanda.
-
a) Interessante essa afirmação. E ela poderia ter sido objeto de anulação da questão. Note que ela trata dos bens de Giffen. Só que todo bem de Giffen é, necessariamente, um bem inferior. É aquele caso em que o efeito renda, além de invertido, é forte o suficiente para excetuar a lei geral da demanda. Por isso, embora essa não seja a definição de bem inferior, não deixa de sê-lo.
b) Errado. Esses seriam os bens públicos. Bens privados são excludentes e rivais.
c) É exatamente isto: os bens de Giffen são aqueles que formam a exceção da lei geral da demanda. Ou seja, são aqueles cuja quantidade demandada varia diretamente com o seu preço.
d) Errado! Os bens de Giffen são justamente aqueles que são a exceção à regra. Para eles, a curva de demanda é positivamente inclinada.
Resposta: C
-
Questão sobre classificação dos bens, tema da teoria do consumidor dentro da microeconomia.
Vamos verificar as alternativas:
A) ERRADA. Bem inferior e bem normal se relacionam à renda e não aos respectivos preços. Assim, bem inferior é aquele cuja demanda se reduz à medida que a renda se eleva, ao contrário do que ocorre com bens normais.
B) ERRADA. Muito pelo contrário, bens privados são excludentes e rivais. Bens públicos que são bens não excludentes e não rivais.
C) CERTA. Essa é a definição dos bens de Giffen, bens essenciais para determinadas classes sociais. Uma família pobre come arroz e ovo, se o preço do arroz se eleva, essa família deixa de consumir ovo e consome ainda mais arroz - com o dinheiro que sobrou do ovo - para compensar.
D) ERRADA. Como vimos no item anterior, preço do bem de Giffen se eleva e a quantidade demandada também se eleva, ou seja, curva de demanda POSITIVAMENTE inclinada.
Gabarito do Professor: Letra C.