SóProvas


ID
3355597
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma comparação que ajuda a entender o ponto de vista de quem critica a meritocracia como sistema de seleção e também por que ela tem relação com a desigualdade é que o mercado de trabalho funciona como uma competição para a qual o participante começa a se preparar desde a infância. As pessoas acumulam capital humano, termo usado por economistas para denominar o conjunto de capacidades, competências e atributos de personalidade que favorecem a produção de trabalho. Para isso, contam com três recursos: os privados, os públicos e seus próprios talentos – daí a importância da educação. Como os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, ao observar somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos.

(Marília Marasciulo, “Como a meritocracia contribui para a desigualdade”. Galileu. https://revistagalileu.globo.com. Adaptado)

Em conformidade com a norma-padrão e o sentido do texto, a passagem final “Como os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, ao observar somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos.” está adequadamente reescrita em:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    "Como" Expressa Sentido de Causa.

    Já que os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, quando somente observa-se o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos.

  • O gabarito da questao aqui no QC consta letra B. Pra mim, o correto é a letra E pois "ja que" e "como" são equivalentes.

  • Concordo que o gabarito para esta questão seja letra E

  • certeza que é alternativa E o gabarito

  •  Já que os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, quando somente observa-se o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos.

    "Somente" é adverbio e atrai a próclise, por isso achei a E errada. Caso alguém possa contribuir com a questão... disponha!

    É preciso ter disciplina pois nem sempre estaremos motivados.

  • Letra "e" está errado devido à explicação da Concurseira Resiliente.

  • Questão sobre colocação pronominal disfarçada de reescritura de texto.

  • Complementando o comentário do Diego. a) Errado. QUANDO se observa (é a forma correta). b) GABARITO. c) = d) = e).ERRADO. NÃO os são os mesmos para todos (forma correta)
  • A) Apesar de os recursos públicos e, principalmente, os privados não serem os mesmos para todos, quando observa-se somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos. (quando se observa)

    B) Quando se observa somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos porque os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos. (gabarito)

    "Como os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, ao observar somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos."

    Percebam que a colocação pronominal está correta e o sentido foi mantido, só foi invertida a ordem das orações, pois a frase original começa com uma conjunção causal (Como) e termina com uma oração adverbial temporal (ao observar). Já a reescrita se inicia com uma conjunção temporal (Quando) e termina com uma conjunção causal (porque).

    C) Caso se observe somente o final da corrida, se vê que o sistema privilegia poucos, mas os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos. (vê-se)

    D) Conforme se observa somente o final da corrida, se vê que o sistema privilegia poucos, portanto os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos. (vê-se)

    E) Já que os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, quando somente observa-se o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos. (somente se observa)

  • Boa tarde!

    Essa questão fiz por partes. No caso, a 1a parte seria verificar a colocação pronominal e na 2a parte verificar se o sentido foi mantido. Nessa questão apenas na 1a parte já dava para matar e ganhar tempo, vejamos:

    A) Apesar de os recursos públicos e, principalmente, os privados não serem os mesmos para todos, quando observa-se somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos. (o correto seria "quando se observa" uma vez que a conjunção subordinativa atrai o pronome)

    B) Quando se observa somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos porque os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos. (É o nosso gabarito. O pronome "se" é atraído pela conjunção "quando" . É um caso de próclise.

    C) Caso se observe somente o final da corrida, se vê que o sistema privilegia poucos, mas os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos. (a vírgula, nesse caso, repele o pronome "se", o correto seria vê-se)

    D) Conforme se observa somente o final da corrida, se vê que o sistema privilegia poucos, portanto os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos. (a vírgula, nesse caso, repele o pronome "se", o correto seria vê-se)

    E) Já que os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, quando somente observa-se o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos. (o correto seria "quando somente se observa" uma vez que o advérbio "somente" atrai o pronome "se")

    No comando da questão temos: "Em conformidade com a norma-padrão" o que nos faz marcar alternativa B.