SóProvas


ID
3359662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um cluster Openshift, há uma série de configurações que são feitas e devem ser persistidas. O estado persistente do master é armazenado no componente

Alternativas
Comentários
  • o OpenShift é uma ferramenta muito poderosa que além de orquestrar e gerenciar containers, oferece segurança, monitoramento e controle.

    O etcd é o banco de dados do Kubernetes e do OpenShift. Seu cluster usará o servidor master para abrigar o banco de dados do etcd. Para clusters maiores, o etcd pode ser separado em seus próprios nós do cluster.

    O HAProxy é um software de código aberto e gratuito que fornece um balanceador de carga e servidor proxy de alta disponibilidade para aplicativos baseados em TCP/IP e HTTP que espalha solicitações por vários servidores. Está escrito em C e tem uma reputação de ser rápido e eficiente (em termos de processador e uso de memória).

    API SERVER  tem como principal tarefa centralizar as integrações de infraestrutura da Locaweb. Se comunicam por meio de redes e podem ser combinados para a execução de operações complexas, utilizando principalmente o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol), protocolo de comunicação responsável pela transferência de dados – inclusive de sons e imagens – na world wide web, em sites com linguagem HTML.

    Em computação, um namespace é um conjunto de símbolos (nomes) que são usados para identificar e se referir a objetos de vários tipos. Um espaço para nome garante que todos os objetos de um determinado conjunto tenham nomes exclusivos, para que possam ser facilmente identificados.

    Replication Controller: É o responsável por manter um número determinado de pods em execução. No RC é onde você diz quantos containers de nginx, php, apache você desejá que fiquem rodando, caso um caia, o RC cria outra instância automaticamente.

    Kubernetes é um sistema de código aberto que foi desenvolvido pelo Google para gerenciamento de aplicativos em containers através de múltiplos hosts de um cluster. Tem como principal objetivo facilitar a implantação de aplicativos baseados em microservices. 

    Pods: É a menor unidade dentro de um cluster, nada mais é do que containers rodando dentro de seu cluster de Kubernetes. Pode ser um container rodando nginx, php, apache, etc…

  • OpenShift é uma ferramenta muito poderosa que além de orquestrar e gerenciar containers, oferece segurança, monitoramento e controle.

    Com o OpenShift podemos criar um ambiente baseado em containers e colocar aplicações construídas em diversas linguagens como: Java, Python, Ruby, e PHP, para rodar e escalar facilmente, trazendo maior agilidade no desenvolvimento utilizando metodologias DevOps, atendendo mais rapidamente e com menor esforço as demandas de negócio.

    Masters: São os hosts que contém as informações do cluster. Os masters são responsáveis por gerenciar e controlar todos os nodes host. Para alta disponibilidade é necessário que o cluster contenha inúmeros servidores master.

    Datastore - etcd: Guarda o estado de todos os componentes do cluster OpenShift utilizando o etcd, OU SEJA, PERSISTE OS DADOS. O Etcd é um sistema distribuído de armazenamento do tipo key=valor. O OpenShift traz um “embedded” etcd sendo possível também migrar para um etcd externo que guardará todas as informações do cluster.