É um profissional consciente de seu papel de mediador do trabalho docente, de facilitador das ações pedagógicas, de orientador de práticas condizentes com o cenário onde se foca o seu trabalho. A supervisão perpassa a função burocrática e prioriza as ações pedagógicas.
O papel do supervisor escolar é de fundamental importância para a construção de um novo paradigma de educação, que priorize os saberes prévios dos alunos e concilie as novas teorias da aprendizagem com as práticas necessárias para o sucesso do ensino que, como consequência, conduzirá à aprendizagem.
Fonte: https://www.infoescola.com/pedagogia/supervisao-escolar/
Essa questão requer conhecimentos sobre supervisão, o candidato deve indicar a alternativa correta.
O supervisor tem um papel de grande importância dentro da escola, pois ele é o articulador, coordenador e estimulador de ações, ou seja, é um dos responsáveis direto pelo ambiente coletivo de troca e interação dentro da escola. Ele deve ser um profissional consciente de sua importância e de seu mediador com os docentes, orientador de práticas transformadoras e condizentes com o ambiente em que se aplica, além de ser um facilitador das ações pedagógicas, perpassando também por atividades burocráticas.
Segundo Libâneo (2002, p. 35) o supervisor escolar é “um agente de mudanças, facilitador, mediador e interlocutor".
Portanto, ao analisar as alternativas temos a letra “A" como gabarito, pois ao visar a autonomia e emancipação do sujeito a atividade de supervisão é uma ação de acompanhamento da atividade profissional ou institucional com uma intencionalidade orientadora, formativa e transformadora.
Gabarito do professor: A