SóProvas


ID
3391267
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cientistas descobrem por que mulheres
amadurecem antes dos homens 

     Há muito tempo, as mães aconselham as filhas adolescentes a ignorarem as brincadeiras infantis dos colegas de classe porque, afinal, elas são mais maduras. Na prática, muitos concordam que meninas amadurecem mais cedo do que meninos, mas uma pesquisa da Newcastle University descobriu cientificamente que o cérebro feminino realmente se transforma antes do que os das pessoas do sexo masculino. As informações são do Daily Mail.
     Os especialistas estudaram o cérebro de 121 pessoas com idades entre 4 e 40 anos com o objetivo de identificar quando o cérebro de cada uma passava pelo processo de amadurecimento, que é quando algumas partes do órgão ficam menores e ligações desnecessárias são desativadas, o que o faz trabalhar de maneira mais eficiente.
     O resultado das observações mostrou que este processo começa aos 10 anos nas mulheres, mas nos homens não ocorre antes dos 20. "Isto faz parte do processo de aprendizagem normal. O cérebro como um todo ainda está em expansão porque está perdendo conexões", explica o pesquisador Dr. Marcus Kaiser.
     Ele compara a resposta a este processo a como quando se vai a uma festa e tem muita gente falando ao mesmo tempo, dificultando a concentração, mas quando algumas destas vozes somem, é mais fácil conseguir encontrar o foco. Logo, conforme as conexões cerebrais vão diminuindo com o passar dos anos, o cérebro passa a trabalhar de forma mais fácil, rápida e eficiente. "Reduzir algumas projeções no cérebro o ajuda a focar no que é realmente essencial", afirma o especialista. 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/mulher/comportamento/
cientistas-descobrem-por-que-mulheres-amadurecem-antes-dos-homens,084e6776fa013410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html 

Em relação ao texto, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir.



Em “... as mães aconselham as filhas adolescentes a ignorarem as brincadeiras infantis dos colegas de classe...”, as palavras em destaque modificam o termo antecedente, ou seja, têm função adjetiva.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    CERTO

  • A questão quer saber se em “... as mães aconselham as filhas adolescentes a ignorarem as brincadeiras infantis dos colegas de classe...”, as palavras em destaque modificam o termo antecedente, ou seja, têm função adjetiva. Vejamos:

    Os termos em destaque são "adolescentes" e "infantis". Eles são adjetivos, pois qualificam os substantivos que os antecede ("filhas" e "brincadeiras", respectivamente).

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

    Gabarito: Certo

  • Estou mais notificando erros do que resolvendo questões....

  • modificam????

  • Aquele momento de felicidade kkkk

  • ao dar qualidade, modifica o termo , o substantivo. Em nenhum momento o enunciado referiu-se a modificação do verbo e ainda foi bem claro modifica o termo anterior

  • A palavra "Modificam" está meio estranha, mas se pensar no lado semântico o adjetivo modifica o sentido das palavras. Por exemplo: Filhas é diferente de filhas adolescentes.

  • "Adolescentes" não é substantivo????

  • Correto. As funções do adjetivo é acompanhar o substantivo, atribuindo-lhe características, qualidades, estado...

    Pra quem não sabe, o adjetivo assim como o Pronome eles são Determinantes, ou seja, modificam outras classes gramaticais.

  • brincadeira não serio verbo derivado de brincar?

  • O item está correto.

    Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, defeito, característica, aspecto ou estado.

    “filhas adolescentes”.

    “brincadeiras infantis”.

    Neste contexto o termo em destaque é um adjetivo, pois caracteriza o termo antecedente.

    -

    No entanto, o enunciado diz que: “as palavras em destaque modificam o termo antecedente”.

    Não concordo com esta palavra empregada na questão, “Modificam”.

    Geralmente, quando se fala em modificação, entendemos que houve uma alteração de classe gramatical. Quando um artigo substantiva um verbo, por exemplo:

    EX: O andar de João é estranho. (“Andar” é verbo, mas foi substantivado pelo artigo “O”.)

    Neste exemplo houve alteração.