SóProvas


ID
3400270
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EMPREL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dados de 92 milhões de brasileiros podem estar à venda na internet


    Arquivo contém 16 GB de informações pessoais que incluem nomes, datas de nascimento e números de CPF

                                                                                      Por Rodrigo Loureiro

                                                                                                     9 out. 2019


    São Paulo – Um banco de dados que teria informações de mais de 92 milhões de brasileiros está sendo leiloado na internet. De acordo com a empresa de segurança digital Eset, que está analisando o caso, o conjunto de dados pessoais inclui nomes dos usuários e de seus familiares, datas de nascimento e CPFs. O lance inicial é de 15 mil dólares.

    Realizado em diversos fóruns clandestinos e de acesso restrito, o leilão, que só recebe lances a partir de 1.000 dólares, só pode ser acessado por membros dessas plataformas. O arquivo de 16 GB de tamanho e em formato SQL está sendo leiloado por um hacker sob o codinome X4Crow.

    De acordo com o portal Bleeping Computer, que obteve uma amostra dos dados, as informações coletadas são verdadeiras e batem com registros da Receita Federal.

    Como o vazamento afeta também pessoas jurídicas, já que informações do CNPJ de empresas também foram coletadas, é provável que nem todos os dados sejam únicos. Ou seja, uma mesma pessoa pode estar listada mais de uma vez no arquivo.

    Para piorar, o invasor ainda afirma que pode obter números de telefone, endereços físicos, e-mails, placas de carros, histórico profissional e educacional e até mesmo o nome de vizinhos da vítima. Esses dados adicionais, contudo, estão sendo vendidos separadamente. Custam cerca de 150 dólares por pesquisa. 

    Seus dados estão seguros?

    Infelizmente, não é possível saber quem foi vítima deste novo ataque digital. Contudo usuários mais preocupados com a segurança de suas informações pessoais disponibilizadas na internet podem verificar se já foram vítimas de outros vazamentos de dados no ambiente virtual.

    Para fazer isso, é preciso acessar o site Have I Been Pwned. A página informa se o endereço de e-mail do internauta já foi listado em algum caso de vazamento de informações.

    Em todos os casos, vale sempre a dica de manter suas senhas seguras, evitar usar a mesma combinação para todos os serviços e ativar um sistema de autenticação em dois fatores em plataformas que oferecem o recurso.

Adaptado de: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/dados-de-92-milhoes-de-brasileiros-podem-estar-a-venda-na-internet/>. Acesso em: 10 out. 2019.

Assinale a alternativa que substitui adequadamente o conectivo adversativo em “Esses dados adicionais, contudo, estão sendo vendidos separadamente.”.

Alternativas
Comentários
  • “Esses dados adicionais, contudo, estão sendo vendidos separadamente.”

    A questão solicita a troca de uma conjunção adversativa por outra, a letra C trás outra conjunção com valor adversativo.

    Obs; Pelo fato de sempre encabeçar a oração, fica excluída a possibilidade de mas se apresentar entre vírgulas. Seria inadequado, por exemplo: * O show é ruim, mas, fez sucesso entre a gurizada.

    GABARITO. C

  • ✅ Gabarito: C

    ✓ Esses dados adicionais, contudo, estão sendo vendidos separadamente.”.

    ➥ Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, outras conjunções com essa mesma classificação: não obstante, porém, só que, contudo, senão (=mas sim), todavia, entretanto, no entanto, ainda assim.

    CUIDADO: Não pode haver vírgula após a conjunção coordenativa adversativa "mas", exceto se algum termo estiver intercalado: eu fui à festa, mas, às 23 horas, tive que ir embora.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Adversativos: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e, não obstante, só que, ainda assim.

    Este é um bom livro, todavia custa caro.

    Estudo bastante, só que não faço exercícios.

  • orações coordenadas Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

    Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

    Destarte é utilizado para referir o que vai ser mencionado no discurso.

    Dessarte é utilizado para referir o que foi mencionado no discurso.

    São sinônimas de: assim sendo, à vista disso, consequentemente, em vista disso, então, isto posto, logo, pois, por conseguinte, por consequência, por isso, portanto, entre outros.

    A vírgula é facultativa quando esse “mas” localizado no meio do período tem valor aditivo (equivale a “e”):

    Não só o pai mas também o filho viajaram. 

    Não só o pai, mas também o filho viajaram. 

    Quando usar virgula depois do "mas"

    Quando a conjunção “mas” aparece no início do período, a conversa é outra. Aqui, só haverá vírgula depois dela se houver uma frase intercalada separando-a do resto da oração da qual ela faz parte.

    Observe os exemplos: 

    Mas, apesar dos esforços, a meta não foi alcançada. 

    Mas, reconhece o ministro, o Brasil precisa economizar mais energia. 

    Mas, se o quadro não for alterado, o apagão é inevitável. 

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento de conectores. O candidato precisa indicar qual assertiva possui uma conjunção em destaque com valor semântico igual da conjunção abaixo em destaque. Vejamos:

    “Esses dados adicionais, contudo, estão sendo vendidos separadamente.”

    A frase indica que os dados são adicionais, contudo, para serem adicionais precisam ser comprados à parte.

    Sabendo isso, iremos analisar cada assertiva. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: (logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, por isso, assim, destarte, etc.

    EX: Meu irmão estudou muito o ano inteiro; portanto, deve ir bem nos exames. 

    b) Incorreta.

    Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: (logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, por isso, assim, destarte, etc.

    EX: Meu irmão estudou muito o ano inteiro; destarte, deve ir bem nos exames. 

    c) Correta.

    Adversativas: ligam dois termos ou orações, estabelecendo entre eles uma relação de oposição, contraste, ressalva. São elas: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, e (com valor de mas).

    e) Incorreta.

    Explicativas: ligam duas orações de modo que a segunda justifica ou explica o que se afirmou na primeira. São as conjunções que, porque, porquanto, pois (no início da oração).

    Ex: Vá rápido, porquanto já está começando a chover.

    e) Incorreta.

    Mas⇨ conjunção de valor adversativo, mas que não pode ser intercalada no meio de uma oração. Essa conjunção apenas fica entre vírgulas se algum termo estiver sendo intercalado, mas não ela.

    Ex: João foi à praia, mas, contraditoriamente, não tomou banho.

    Nesse caso, o que está sendo intercalado é o advérbio "contraditoriamente".

    Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar - Conecte: Gramática Reflexiva. 2º ed - São Paulo: Saraiva, 2013.

    Gabarito: C