SóProvas


ID
3411667
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma rede de computadores podemos instalar um dispositivo que otimiza o trafego de pacotes de dados. Ao receber uma informação, esse dispositivo analisa seu endereçamento e o envia apenas ao destinatário. Esse equipamento chama-se:

Alternativas
Comentários
  • Switch: é uma versão mais sofisticada do hub. Esse tipo de equipamento também interconecta computadores e outros dispositivos em uma rede, mas cria canais de comunicação do tipo "origem e destino" dentro dela.

    Isso significa que os dados saem do dispositivo de origem e são encaminhados pelo switch apenas para o dispositivo de destino, sem que essas informações tenham que ser retransmitidas para todos os nós da rede.

  • Bizu pra ajudar na compreensão da distinção entre HUB e SWITCH:

    Imaginem o HUB como um amigo fofoqueiro, ele recebe a informação e espalha para todo mundo. Já o SWITCH é o amigo leal, ele recebe a informação e "só conta" para o destinatário daquela informação.

  • Equipamentos de Redes 

    Hub(Concentrador) - Dispositivo para interligação de computadores que tem o objetivo de aumentar o alcance de uma rede local por meio da regeneração de sinais, porém recebe em uma única porta e retransmite para todas as outras. Este equipamento disponibiliza várias portas físicas para que os nós sejam interligados, por exemplo, através de cabos par trançado com conectores RJ-45. Ele recebe o pacote e distribui para todas as outras máquinas, sem ser capaz de transmitir somente para a máquina de destino, implica que apenas uma máquina transmita de cada vez. A transmissão em difusão (broadcast) faz com que uma rede Hub possua uma topologia física Estrela e uma topologia lógica de Barramento. Atualmente, está obsoleto.

    Bridge(Ponte) - Permitem separar redes de computadores em segmentos menores; com a separação nesses segmentos, temos menos chances de colisões; permite uma redução no tráfego de dados da rede em comparação com o HUB, pois os dados transmitidos para um segmento são enviados apenas para os computadores do segmento específico e, não, para todos os computadores da rede - como ocorria com o HUB. Informações manipuladas por uma Ponte são chamadas de quadros ou frames - assim como no SWITCH. Uma desvantagem das Pontes é que elas só possuem duas portas. Diferente do SWITCH que é conhecido como Ponte Multiporta por ter várias portas e suportar várias segmentações.

    SWITCH - Evolução do HUB's; diferente do HUB ele é capaz de receber uma informação de fora e enviá-la apenas ao destinatário (e não a todos como no HUB). O HUB funciona numa única via(simplex), o SWITCH funciona em duas vias(duplex). Uma rede com SWITCH possui topologia física e lógica em estrela. Um SWITCH possui mais portas disponíveis que um hub ou ponte, o que - em uma rede com muitos computadores - faz a diferença na hora de distribuir o sinal de internet via cabo.

    Router(Roteador) - equipamentos que permitem interligar várias redes e escolher a melhor rota para que as informações chegue ao destino. Por vezes, por não possuir portas suficientes, se pode conectar a um roteador um SWITCH, que geralmente possui várias portas. Pode o roteador também ser utilizado no modo Access Point, caso queira utilizá-lo somente para aumentar o sinal da rede wireless. Algumas vezes, já possuem firewall embutido.

    Access Point (Ponto de Acesso) - Ele é um dispositivo utilizado para estender a cobertura de redes de internet sem fio. Um roteador pode trabalhar no modo access point, mas um access point não pode trabalhar no modo roteador.

  • Diferenças importantes entre estes equipamentos:

    Hub:

    I) Mais antigo e, consequentemente, com menos recursos.

    II) Justamente por sua forma de transmitir dados, o hub não é o modelo mais seguro - embora apresente segurança em relação aos computadores ligados à rede e aqueles não ligados a ela. No entanto, todas as máquinas dessa rede têm acesso aos dados transmitidos.

    III) Os hubs são mais indicados para redes simples, sem grande volume de transferência de dados e que não necessitam de segurança extrema.

    Swich:

    I) O switch conta com funcionalidades para evitar que os dados sejam compartilhados involuntariamente até mesmo entre as máquinas que compõem a rede. Isso traz mais segurança e tranquilidade, especialmente nos casos em que esses são elementos fundamentais, como em grandes empresas, por exemplo.

    II) os switchs trazem mais agilidade e segurança, por isso são perfeitos para redes profissionais e com um tamanho maior.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • HUBurro - Envia para todos

    SWInteligenteTCH - Envia apenas para o destinatário correto.

  • HUB é Burro: não sabe o endereço de ninguém

  • Os switches realizam a conexão de hosts de uma rede local de forma otimizada, estabelecendo a relação entre hosts e as respectivas portas a eles conectadas. Assim, um quadro endereçado a um determinado host será enviado apenas a ele, excluindo o domínio de colisão presente em redes formadas por hubs.

    E como ele faz isso?

    Cada placa de rede possui uma identificação física denominada Endereço MAC.

    Um switch é capaz de identificar o endereço MAC de cada dispositivo com o qual se

    conecta diretamente.

    Assim, ele cria uma tabela que relaciona o número da porta do switch com o número MAC do computador a ela conectado.

    Pronto! Agora o switch sabe a localização de cada destino de rede e pode entregar um

    quadro diretamente ao seu destinatário.

    JÁ O HUB

    Um hub conecta computadores em uma rede local através de várias linhas de entrada conectadas eletricamente. Os quadros que chegam a quaisquer dessas linhas são enviados a todas as outras. Esse é o cerne das características do hub. Ele não conhece ninguém, não sabe qual computador está conectado a qual de suas portas. Então, quando o computador A envia um quadro para o computador B o hub replica esse quadro para todas os computadores. É tarefa do computador verificar se o quadro é para ele ou não. Se for, aceita. Se não for, descarta. Isso traz 2 problemas:

    - Falta de Segurança: um computador pode aceitar quadros de outro.

    - Impacto no Desempenho: as colisões ocorrem com maior frequência, uma vez que o tráfego que deveria sair de uma porta a ir para outra, vai para todas. Esses foram os principais motivos para que não se utilizasse mais hubs.

    O equipamento para o mesmo fim utilizado atualmente é o switch.

    FONTE: Professor César Vianna, Curso APROVADORES, TJ-RS

  • ⚉ HUB --> Envia para TODOS

    ⚉SWITCH --> Envia SOMENTE PARA O DESTINO