-
Errado, pois a
Recomendação da OMS e do Ministério da Saúde para os índices antropométricos adotados no SISVAN para
Crianças < 10 anos: Peso / Idade ; Altura / Idade e Peso / Altura
-
Mas na questão não está especificando se a criança é < 10 anos
-
Pra mim a questão está mal elaborada. Pois o IMC é um dos indicadores utilizados para crianças menores de 5 anos.
-
Já eu acho, que é devido a gente olhar no indivíduo e saber sim, se no caso dele, é mais gordura ou músculo. Se não for isso, não sei, pois realmente ficou mal elaborada. Indo pelo que está falando na questão ela deveria ser certa, pois realmente o IMC não permite diferenciar gordura de músculo.
-
IMC não diz composição corporal, questão muito mal elaborada.
-
Apenas o IMC não classifica crianças e adolescentes, ele deve estar associado a outro Indicador.
-
A banca foi bem malvada aqui, rs...Vejam abaixo:
O índice de massa corporal (IMC) é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos, gestantes e crianças. Sua limitação é a de não permitir a avaliação da composição corporal do indivíduo. Por exemplo, caso seja identificado um alto valor de IMC, não é possível afirmar, com exatidão, que o indivíduo apresenta excesso de gordura corporal, tendo em vista que há casos em que tal valor pode ser atribuído ao excesso de massa muscular.
O único problema da questão foi ter incluído crianças na frase, pois criança não possui excesso de massa muscular a ponto de enviesar o IMC.
Segundo o site do DATASUS:
Usos
O Índice de Massa Corporal é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Limitações
Não permite a avaliação da composição corporal do indivíduo. Por exemplo, caso seja identificado um alto valor de IMC, não é possível afirmar com exatidão que o indivíduo apresenta excesso de gordura corporal, tendo em vista que há casos em que tal valor pode ser atribuído ao excesso de massa muscular, como no caso de atletas e halterofilistas.
Fonte consultada: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi-win/SISVAN/CNV/notas_sisvan.html
-
A questão avalia do candidato conhecimentos acerca dos parâmetros utilizados pelo SISVAN para classificação do estado nutricional de adolescentes, adultos, idosos, gestantes e crianças.
De acordo com a norma técnica do SISVAN “Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde", publicada em 2011 pelo Ministério da Saúde, o IMC pode ser utilizado para classificação do estado nutricional de adultos, idosos e gestantes. Porém, para crianças e adolescentes outros índices devem ser utilizados.
Para crianças (menores de 10 anos de idade), devem ser utilizados os índices peso por idade, estatura por idade, peso por estatura e IMC por idade. Para adolescentes (acima de 10 anos e menores de 20 anos de idade), devem ser utilizados os índices IMC por idade e estatura por idade.
Então, apesar da necessidade do cálculo do IMC para crianças e adolescentes, esse índice isolado não classifica o estado nutricional dessas populações.
Importante destacar que, de fato, a utilização IMC para classificação do estado nutricional apresenta limitação, por esse índice não avaliar a composição corporal do indivíduo.
Portanto, o item contido no enunciado está ERRADO.
Gabarito do Professor: ERRADO.