A COP – Conferência das Partes da Convenção é um tratado internacional. Ele foi acordado na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992.
A COP estabelece as obrigações básicas das 196 Partes (Estados) e da União Europeia (EU) para combater as mudanças climáticas. Desde sua organização já acontecerem 24 reuniões.
Em dezembro de 2019, ao mesmo tempo em que acontecia em Madri a reunião da COP, o parlamento europeu, após horas de debate, enviou à Madri em comunicado acerca das resoluções da União Europeia no que se refere à preservação do meio ambiente. Mais especificamente no que concerne ao combate ao efeito estufa.
Os membros da EU se comprometeram a, até 2050, alcançarem a neutralidade na emissão de CO2. Isso significa que os países não emitirão mais gases do efeito estufa do que conseguem absorver por si. Ou seja, cada país tem que contribuir com taxa zero de emissão de gases que causam o efeito estufa, pois cada um deve neutralizar as próprias emissões.
Segundo o que foi divulgado a partir de Bruxelas, onde funciona o parlamento europeu, “a maioria dos países queria enviar um sinal à comunidade internacional em plena COP-25, a cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Madri. Além disso, frear o aquecimento global é o eixo do Pacto Verde, revelado na véspera pela Comissão Europeia." (Disponível : https//g1.globo/natureza/noticia/2019/12/13
A afirmativa está, por conseguinte, correta.
RESPOSTA: CERTO