-
ERRADO
A Administração Científica se baseia na busca da eficiência através da aplicação de métodos científicos à execução das tarefas. É uma abordagem de baixo para cima (operário para supervisor ou gerente) e das partes para o todo (operários e seus cargos para organização). A ênfase é colocada nas tarefas, para os movimentos necessários à execução das tarefas, para o tempo padrão determinado para sua realização e pela substituição de métodos empíricos por métodos científicos (Organização Racional do Trabalho).
A Administração Científica se caracteriza também pela preocupação em prescrever princípios normativos que devem ser aplicados em todas as circunstâncias. Essa abordagem prescritiva e normativa padroniza situações para prescrever a maneira que elas deverão ser administradas. No entanto, não cabe a afirmação de que houve preocupação em estabelecer normas escritas para a determinação dos atos e decisões, sendo estas uma características básica da Teoria da Burocracia.
-
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época,o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. Não havia, na época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável "exército industrial de reserva". O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.
Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.
Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são:
- Princípio do planejamento
- Princípio da preparação dos trabalhadores
- Princípio do controle
- Princípio da execução
http://www.portaldomarketing.com.br
"Tudo posso naquele que me fortalece".
-
NORMAS ESCRITAS ESTA COM CARA DE ADM BUROCRATICA
-
ERRADA
A QUESTÃO ESTÁ FALANDO DA BUROCRACIA.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
-
ERRADO!
A PALVRA CHAVE DA QUESTÃO É ESCRITA.
QUANDO SE FALA EM ESCRITA DEVEMOS ASSOCIAR À FORMALIDADE, E FORMALIDADE É CARACTERÍSTICA DA TEORIA BUROCRÁTICA! E NÃO DA CIENTÍFICA!
ABRAÇO E BONS ESTUDOS!
-
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TEORIA CIENTÍFICA (FREDERICK TEYLOR):
- A abordagem da teoria pautava-se nas tarefas, visando aumentar a eficiência nas indústrias;
- Utilizou a observação e a mensuração como os principais métodos para resolver os problemas administrativos, visando evitar (ou eliminar) os desperdícios e elevar a produtividade;
- Ênfase na Organização Racional do Trabalho (ORT), busacando substituir os métodos empíricos e rudimentares, por isso, resolvel estudar a fadiga humana, analisar o trabalho e estudar o tempo e os movimentos dos trabalhadores, bem como desenho de cargos e de tarefas e a supervisão funcional.
-
A "administração escrita" representa o modelo de administração burocrática. Esse tipo ideal de administração foi proposto por Max Weber. Trata-se de um modelo que prima pela formalização das organizações e dos papéis dos trabalhadores através do estabelecimento de regras claras, formais e escritas. Trata-se de um esforço de racionalização e de uma tentativa de estabelecer um senso único de comando através de regras consolidadas em comunicações formais. Weber observou o fenômeno da burocracia em grandes organizações. Nessas, as regras, para atigirem a todos, deveriam ser escritas e formalizadas, dado que não existia à época nenhum outro tipo de canal de comunicação para grandes empresas ou órgãos públicos.
-
Questão Errada
Normas escritas era uma preocupação da Teoria da Burocracia.
-
ERRADO
---------------------
Corrigindo...
A Teoria da Burocracia preocupou-se em estabelecer normas escritas para a determinação dos atos e das decisões administrativas.
----------------------
-
A Teoria da Administração Científica preocupou-se em estabelecer normas escritas para a determinação dos atos e das decisões administrativas. ERRADA
________________
Questão muito maldosa. De fato, a Teoria da Adm. Científica e a Teoria Clássica são normativas e prescritivas, desta forma, estabelecem normas SIM! Mas, quando se fala em normas escritas, a unanimidade é a burocracia.
________________
As principais críticas a Administração Científica são:
Mecanismo da Administração Científica.
Visão microscópica do homem
Ausência da comprovação cientifica.
Abordagem incompleta da organização.
Limitação do Campo de atuação.
Abordagem prescritiva e Normativa.
Abordagem de Sistema Fechado
Super especialização do operário.
https://administer33.wordpress.com/2012/05/22/administracao-cientifica/
__________________
Tipos de abordagens:
Prescritiva e normativa: estabelece regras e princípios gerais de aplicação como receituários para o administrador.
Descritiva e explicativa: descreve e explica os fenomenos organizacionais, sem a preocupação de estabelecer regras ou princípios gerais de aplicação.
Fonte: Professor Adriel Monteiro.
-
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TEORIA CIENTÍFICA (FREDERICK TEYLOR):
A abordagem da teoria pautava-se nas tarefas, visando aumentar a eficiência nas indústrias; Utilizou a observação e a mensuração como os principais métodos para resolver os problemas administrativos, visando evitar (ou eliminar) os desperdícios e elevar a produtividade; Ênfase na Organização Racional do Trabalho (ORT), busacando substituir os métodos empíricos e rudimentares, por isso, resolvel estudar a fadiga humana, analisar o trabalho e estudar o tempo e os movimentos dos trabalhadores, bem como desenho de cargos e de tarefas e a supervisão funcional.
-
Falou em normas ,lembre BUROCRACIA
-
Como solicita comentário do professor nesta questão?
-
FORMALIDADE DA BUROCRACIA = NORMA ESCRITA.
-
Cecília, é porque o QC só está comentando e adicionando questões de provas realizadas depois de 2010, devido ao novo acordo ortográfico.
-
ERRADO
1.Abordagem Clássica - se divide em:
1.1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR -> apresentou as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Com a condição de pagar mais ao operário que produz mais.
1.1.2. TEORIA CLÁSSICA - FAYOL -> Enquanto na Administração Científica a ênfase era na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na ESTRUTURA. Segundo Fayol, toda e qualquer organização deve ter um conjunto de funções, as quais fazem as organizações funcionarem de maneira adequada e saliente