SóProvas


ID
346948
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo decisório compreende a decisão propriamente dita. Decisão é uma escolha entre possibilidades para solucionar problemas. Os principais tipos de decisões tomadas pelos gestores são as decisões programadas e as decisões não programadas. Em relação às decisões não programadas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas. São automatizadas, logo não precisam da intervenção do decisor.

    As decisões não programadas são caracterizadas pela novidade, logo dependem da solução do decisor. Não existem referenciais anteriores para solução do problema, assim, será necessário a implementação de medidas específicas não contempladas nas decisões padronizadas.

    Referência (Oliveira, 2002, página 148)

    Abraços!
  • Decisão programada é rotineira; não programada é incomum. Decisões programadas ganham tempo e levam à eficiência. As soluções programadas exigem menor custo e conferem maior agilidade à organização. É somente quando não abarcam uma determinada situação que os administradores recorrem às decisões não programadas.
  • Como o próprio nome sugere, as decisões não programadas são aquelas que não estavam nos planos do gestor, logo, tal decisão geralmente é tomada quando algo novo e inesperado (nunca aconteceu algo parecido) acontece e o gestor tem que tomar a decisão com base na suas experiências e troca de idéias com a equipe, para a solução do problema.
  • Resposta alternativa d.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de decisões. No caso desta questão, deve ser marcada a alternativa que está correta no que afirma sobre as decisões não programadas.

    Em que consiste cada tipo de decisão? Vamos ver.

    Dentro da literatura há um consenso quanto aos tipos de decisões, são eles:

    • Decisões programadas: são as decisões que fazem parte do acervo de soluções da organização (MAXIMIANO, 2020, p. 194). Como formas de decisões programadas, temos os hábitos, rotinas, manuais de instrução e operações padronizadas. Logo, é uma decisão voltada para problemas rotineiros. Se a situação ocorrer, a decisão para ela já está pronta.

    • Decisões não programadas: são usadas para resolver aqueles problemas que as decisões programadas (padronizadas) não conseguem. As decisões não programadas voltadas para situações marcadas pelo ineditismo, e por estarem acontecendo pela primeira vez, exigem formas diferentes para que sejam resolvidas, demandando maior análise para que a decisão mais adequada seja tomada.

    Sabendo o que está envolvido em cada tipo de decisão, podemos concluir que a alternativa que está correta no que afirma sobre as decisões não programadas é a "D".

    GABARITO: D

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.

  • ✅Letra D.

    Decisões NÃO programadas = Não familiares:

    -Resolve problemas novos, caracteriza-se pelo risco e incerta.

    -Exige diagnóstico, análise e geração de um curso de ação original.

    -Mais lenta e consome muitos recursos.

    -Tenho que atender todas as etapas do processo.

    Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos.

    ❤️✍