SóProvas


ID
349417
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

No projeto de trocadores de calor, dois métodos podem ser adotados: o método da média logarítmica da diferença de temperatura (MLDT) e o método da efetividade-NUT. Com relação a esses dois métodos, analise as afirmativas a seguir.

I - Para que o trocador seja viável economicamente, a sua efetividade deve ser maior do que 2.
II - Quanto maior o número de unidades de transferên- cia, maior é a área de um trocador.
III - O cálculo da média logarítmica da diferença de temperatura é o mesmo, independente do tipo de trocador de calor e da orientação das correntes (contracorrente ou cocorrente).
IV - Se as temperaturas das correntes fria e quente esti- verem em graus Celsius, a MLDT será dada tam- bém em graus Celsius, tendo-se de adicionar 273,15 para transformá-la em Kelvin.
V - Devem-se preferir trocadores que operem em contracorrente, visto que a área requerida de troca térmica é menor, para uma mesma quantidade de calor trocado.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - A efetividade NUT é dada por ε= Q/Qmáx, onde o Qmáx é dado por um trocador de calor contracorrente com comprimento infinito entre as temperaturas de entrada e saída. Logo, só vai de 0 a 1.

    II - Correto

    III - Errado, Pois neste caso a diferença de temperaturas na contracorrente ΔTentreda, por exemplo, será dada pela diferença da entrada do fluido a ser refrigerado (ou aquecido), pela saída do fluido refrigerante (ou aquecedor);

    IV - Errado, pois trata-se de diferenças de temperaturas e a resposta estaria ou em Kelvin ou em Celsius:

    ΔTméd=(ΔTentrada - ΔTsaída)/ln(ΔTsaída/ΔTentrada);

    V - Correto.

  • Vídeo Muito bom para entendimento do assunto.

    https://youtu.be/8H4Nh4nicpY