SóProvas


ID
3520762
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O microtrauma repetido na região do carpo, principalmente pela operação de equipamentos vibratórios que requerem força sobre a palma das mãos, pode desencadear a osteocondrose avascular lenta e progressiva do osso semilunar, conhecida como doença de

Alternativas
Comentários
  • CONTRIBUINDO...

    A doença de Kienböck é a necrose do osso devido ao fornecimento deficiente de sangue () que afeta o osso semilunar da mão.

    A doença de Kienböck é relativamente rara. Não se sabe porque o suprimento de sangue para o osso semilunar fica comprometido. Normalmente, as pessoas não se lembram de ter sofrido uma lesão. Ela ocorre mais frequentemente na mão dominante dos homens entre 20 e 45 anos, geralmente em operários que fazem serviço manual pesado.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em medicinal.

    A) ERRADO. A doença de Lyme é uma infecção transmitida por carrapatos.

    B) ERRADO. Não existe tal síndrome associada a esse cenário.

    C) CERTO. A doença de Kienbock ocorre mais frequentemente na mão dominante dos homens entre 20 e 45 anos, geralmente em operários que fazem serviço manual pesado. Os sintomas da doença de Kienböck geralmente têm início insidioso de dor no punho, localizada na região do osso semilunar; os pacientes não têm história de trauma. A doença de Kienböck é bilateral em 10% dos casos. Há dor à palpação do osso semilunar, mais comumente ao longo da face dorsal do punho perto da linha média. A Doença de Kienböck do adulto tem como causa principal o microtrauma repetido do carpo, principalmente pela operação de equipamentos vibratórios que requerem força sobre a palma da mão, tipificados pelos marteletes pneumáticos.

    D) ERRADO. A síndrome de Reye é uma doença muito rara, mas potencialmente fatal, que causa inflamação e inchaço do cérebro e degeneração e perda da função hepática. A causa da síndrome de Reye é desconhecida, mas ela pode ser desencadeada por uma infecção viral e pelo uso de aspirina.

    E) ERRADO. Síndrome de Lowe, ou síndrome oculocerebrorrenal, é uma doença hereditária rara associada ao cromossomo X.

    Referência utilizada: MSD Manuals.

    Gabarito do professor: Alternativa C.