- 
                                A criptografia hash é utilizada para resumir dados, verificar integridade de arquivos e garantir a segurança de senhas dentro de um servidor. 
- 
                                Hash = função de resumo. Quando aplicado sobre uma informação, independente do tamanho dela, gera um resultado único e de tamanho fixo. Pode ser usado para verificar a integridade do arquivo armazenado no computador ou backup .    fonte: cartilha de segurança.  
- 
                                Gabarito: A   É O HASH DA MENSAGEM CRIPTOGRAFADO COM A CHAVE PRIVADA DO EMISSOR, ANEXADA AO ARQUIVO PARA PROVER: AUTENTICIDADE; INTEGRIDADE;NÃO REPÚDIO.   HASH : basicamente um algoritmo criptográfico que transforma uma entrada de dados em uma saída de dados.   exemplo :   MENSAGEM ( JOAO) ---> ALG. HASH---> RESUMO DA MENSAGEM ---->ALGORÍTIMO ASSIMÉTRICO (CHAVE PRIVADA DO DESTINATÁRIO) -----> ASSINATURA DIGITAL -----> MENSAGEM ASSINADA ------> REDE PÚBLICA ------> MARIA (MENSAGEM ASSINADA - CHAVE PÚBLICA DE JOÃO PARA VERIFICAÇÃO) 
- 
                                Trata-se de uma questão sobre segurança da informação.
 
 
 O comando da questão pergunta qual a alternativa correta em relação à função hash.
 
 
 A) Certo. Hash é uma função que dada uma entrada de qualquer tamanho ele gera uma saída sempre do mesmo tamanho onde é impossível, dado o hash, saber qual foi a entrada.  Ele é muito utilizado para atestar a integridade ou autenticidade de uma informação.
 
 
 B) Errado. Hash criptográfico é o resultado da função hash. Não pode ser confundida com a informação criptografada, pois esta pode ser descriptografada e retornar a mensagem original, o hash não.
 
 
 C) Errado. Hash criptográfico não é uma chave, e sim o resultado da função hash aplicada a mensagem original.
 
 
 D) Errado. A função criptográfica que é o algoritmo usado para criptografar dados.
 
 
 E) Errado. A descriptografia que faz a função inversa da criptografia.
 
 
 
 
 Gabarito do Professor: Letra A. 
- 
                                GABARITO - A   Complementos:   Função de Hash - A função hash é um algoritmo matemático para a criptografia, na qual ocorre uma transformação do dado (como um arquivo, senha ou informações) em um conjunto alfanumérico com comprimento fixo de caracteres.    descriptografia é o processo de transformação de dados que foram tornados ilegíveis por meio da criptografia.     Codificar (cifrar) - Ato de transformar um texto claro em um texto codificado   Decodificar (decifrar) - Ato de transformar um texto codificado em um texto claro   Método criptográfico - Conjunto de programas responsável por codificar e decodificar informações   Chave - Similar a uma senha, é utilizada como elemento secreto pelos métodos criptográficos. Seu tamanho é geralmente medido em quantidade de bits   Canal de comunicação- Meio utilizado para a troca de informações   Remetente- Pessoa ou serviço que envia a informação   Destinatário- Pessoa ou serviço que recebe a informação    Hash criptográfico é o resultado da função hash. Não pode ser confundida com a informação criptografada, pois esta pode ser descriptografada e retornar a mensagem original, o hash não.    Hash criptográfico -  resultado da função hash aplicada a mensagem original.   função criptográfica -  é o algoritmo usado para criptografar dados.   __________________________________ R. Araújo, Qc... 
- 
                                O algoritmo de Hash é basicamente um algoritmo criptográfico que transforma uma entrada de dados em uma saída de dados. Esse algoritmo é capaz de transformar dados de entrada de qualquer tamanho - de poucos bits a muitos terabytes - em dados de saída de tamanho fixo. Fonte - Estratégia