SóProvas


ID
355123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros
Militar do Distrito Federal, dezessete ocorrências de incêndios
florestais foram registradas apenas no começo de junho. Os
motivos, de acordo com um tenente-coronel da corporação, são as
ações da própria população, sendo os maiores causadores de
incêndio as pessoas que jogam pontas de cigarro acesas no mato
seco, limpam terrenos e destroem entulhos com queimadas. Além
desses motivos, também podem ocorrer incêndios causados por
fogueiras, balões e fogos de artifícios.


Internet: (com adaptações).

Considerando o texto acima e com base nas NR do MTE e na
legislação acerca da prevenção e combate a incêndios, julgue os
próximos itens.

O comburente dos incêndios pode originar-se da estrutura molecular de pólvora de fogos de artifícios.

Alternativas
Comentários
  • Comburente é todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão na presença de uma fonte de calor inicial (o oxigênio é o principal comburente). Em resumo, é a substância que alimenta a combustão.Por exemplo: a madeira é um combustível e na presença de oxigênio (comburente) não reage por si só, necessita de uma fonte de calor externa para iniciar a combustão. Desta forma o triângulo do fogo se completa. O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química.
  • Não consegui achar nada que me explicasse de fomar mais clara essa assertiva. Pelo que entendi, pode ser que haja na pólvora dos fogos de artifício oxigênio suficiente para a combustão, não sob forma gasosa, mas sob forma de compostos químicos.

  • ????
    não entendi mesmo, até onde estou cansado de ler combustível seria o material a ser oxidado; e o comburente, o agente oxidador, sendo o mais comum o oxigênio. Pólvora não é comburente, um outro comburente que me lembrei é o flúor, que de qualquer jeito não se enquadra nessa questão.....

  • o comburente, o combustível e a temperatura de ignição (calor). Os três elementos reunidos constituem o chamado triangulo do fogo. O comburente é o oxigênio da atmosfera. Pode ser dito que é ele que faz queimar. Já o combustível é aquilo que entra em combustão. Pode ser dito que é aquilo que queima. Gravem que a temperatura de ignição é aquele calor que começa o fogo.  

  • Questão muito difícil, a CESPE apela. Uma questão desta não mede conhecimento de nada, é meramente para excluir os candidatos, ou favorecer um certo grupo, porém, para entender esta questão necessitamos unir dois conceitos:

     

    O fogo é um processo químico de transformação, também chamado combustão, de materiais combustíveis e inflamáveis, que, se forem sólidos ou líquidos, serão primeiramente transformados em gases para se combinarem com o comburente (geralmente o oxigênio), pois existem combustíveis que queimam sem a presença dele, como o antimônio em atmosfera de cloro, e, ativados por uma fonte de calor e desenvolvendo uma reação em cadeia. O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Porém, há casos isolados de combustões em que o comburente é o CLORO, onde o BROMO produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o ENXOFRE que produz chama amarela. O FLUOR também é um comburente e seu manuseio é muito perigoso.

     

     A pólvora "clássica" é chamada de pólvora negra e é fabricada com a mesma fórmula há milênios: 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre.

     

    Logo, conforme o entendimento da Cespe, o Engenheiro de Segurança, que estava fazendo esta prova, deveria ter o conhecimento da composição química de todos os elementos existentes no Planeta Terra, para saber que em sua estrutura molecular existem elementos que atuam como o comburente para o início da combustão.

  • 1. "Convencionou-se chamar de pólvora negra no ocidente: esse primeiro explosivo químico conhecido, consiste em uma mistura de enxofre (S), carvão (C) e nitrato de potássio (KNO3). O enxofre e o carvão atuam como combustíveis, enquanto o salitre (nitrato de potássio) é um oxidante."

    2. "O comburente mais comum é o oxigênio do ar, por estar disponível prontamente, mas pode ser qualquer substância oxidante. Na pólvora, o comburente é o nitrato de potássio (KNO3), que é um sólido."

    Um blaster certamente acertaria essa questão. Gabarito: Correto.