SóProvas


ID
355528
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Sobre a identificação dos perfis e fatores de risco utilizados através da epidemiologia nos serviços de saúde, analise:

I. Desenvolvem programas de saúde eficientes que permitem maior impacto das ações implementadas, voltadas a assistência integral à saúde.

II. Identificam fatores de risco em grupos de população mais vulnerável a certos agravos à saúde.

III. Buscam avaliações mais pertinentes capazes de responder a desafios que permeiam os condicionantes do processo saúde/doença.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I - Boa parte do desenvolvimento da epidemiologia como ciência teve por objetivo final a melhoria das condições de saúde da população humana, o que demonstra o vínculo indissociável da pesquisa epidemiológica com o aprimoramento da assistência integral à saúde.Isto significa que a  epidemiologia preocupa-se com a saúde coletiva de grupos de indivíduos que vivem numa comunidade ou área  de atuação a qual estende-se a todos os agravos à saúde.

    II-  A epidemiologia descreve a freqüência e distribuição desses eventos e compara sua ocorrência em diferentes grupos populacionais com distintas características demográficas, genéticas, imunológicas, comportamentais, de exposição ao ambiente e outros fatores, assim chamados fatores de risco. Em condições ideais, os resultados epidemiológicos oferecem evidências suficientes para a implementação de medidas de prevenção e controle.

    III-Uma das questões centrais da epidemiologia é a busca da causa e dos fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença.

  • acho que a I nao esta totalmente certa porque a epidemiologia ta mais pra uma ferramenta para a saude

  • I. Desenvolvem programas de saúde eficientes que permitem maior impacto das ações implementadas, voltadas a assistência integral à saúde. CERTA

    II. Identificam fatores de risco em grupos de população mais vulnerável a certos agravos à saúde. CERTA

    III. Buscam avaliações mais pertinentes capazes de responder a desafios que permeiam os condicionantes do processo saúde/doença. CERTA