Gabarito B
Questão que assusta mais do que qualquer outra coisa. Não por parecer difícil, mas sim por parecer chata e demorada de resolver. Mas não é. Os cálculos são simples demais e não há qualquer pegadinha na fórmula. O comentário da Simone está um brinco. Vou acrescentar apenas a tabela com a ordem de precedência dos operadores, lembrando que essa ordem independe de programa, ou seja, vale pra Excel, Calc ou Google Planilhas.
1º Parênteses ( )
2º Exponenciação ^
3º Multiplicação *
3º Divisão /
4ª Adição +
4ª Subtração -
Detalhe: quando há empate na ordem (ordem 3º: multiplicação e divisão; e ordem 4º: adição e subtração) resolve conforme os sinais aparecem na fórmula.
Sempre que for resolver uma fórmula, TEM QUE SEGUIR essa ordem aí. Vou até escrever de novo: TEM QUE SEGUIR! Se esquecer e não seguir, a coisa PODE dar errado. Digo 'pode' porque, em uma fórmula como essa da questão, se a pessoa resolver sem nem saber o que é ordem de precedência dos operadores (tabela acima), vai encontrar o resultado certo. Por que isso? Sorte? Não exatamente. Coincidência. As operações realizadas na fórmula da questão já seguem a ordem de precedência dos operadores. Até disse lá no começo do comentário... Os cálculos são simples demais e não há qualquer pegadinha na fórmula. ;) Quer ver uma fórmula bem básica mas onde a coisa pode complicar?
6 + 4 / 2
O resultado não é 5. É 8. Por que? Ordem de precedência dos operadores. Divide primeiro. Depois soma. Pra dar 5 deveria estar escrita assim: (6+4)/2.
No canal tem uma questão inédita tratando bem sobre isso, só que através de outra abordagem que acho bem interessante. Fica o convite:
https://www.youtube.com/watch?v=WhnFVnqGgh0
A questão aborda conhecimentos acerca da função “Soma” e da ordem de execução dos operadores matemáticos.
Antes de analisarmos a fórmula apresentada, vale destacar a funcionalidade da função “SOMA”, a diferença entre dois pontos e ponto e vírgula na referenciação de células, bem como a ordem de execução dos operadores matemáticos.
A função “Soma” somará um intervalo de células determinado pelo usuário.
A referência do intervalo de células pode ser feita por dois pontos, para intervalos contínuos, ou seja, de uma célula a outra, ou por ponto e vírgula, para células intercaladas, ou seja, uma célula e outra.
A ordem de execução dos operadores matemáticos é a seguinte:
1º - Calculam-se os termos em parênteses.
2º - Calculam-se os expoentes.
3º - Calculam-se as multiplicações e divisões.
4º - Calculam-se as somas e subtrações.
Agora basta analisar a fórmula apresentada, aplicar os valores às células e seguir a ordem de execução dos operadores matemáticos, começando pelos termos em parênteses:
“=SOMA(B1:B3)/B1+B3” = 30/10+12.
Como não há exponenciação nem multiplicação, calcule agora a divisão:
30/10+12 = 3+12
Para finalizar, basta realizar a soma:
3+12 = 15
Gabarito – Alternativa B.