A - a protocooperação é uma relação interespecífica (OU INTRAESPECÍFICA) com benefício recíproco e dependência obrigatória (UM NÃO DEPENDE DO OUTRO PARA SOBREVIVER).
C - no parasitismo, um organismo deve viver obrigatoriamente no interior do hospedeiro para ser considerado parasita. (NÃO É OBRIGATÓRIO: SANGUESSUGA POR EXEMPLO)
D - o mutualismo é uma relação intraespecífica (INTERESPECÍFICA) na qual as duas espécies envolvidas são beneficiadas.
E - a competição é a disputa pelos mesmos recursos ambientais, como alimento, espaço ou parceiro sexual e acontece exclusivamente entre indivíduos da mesma espécie (COMPETIÇÃO PODE SER ENTRE SERES DA MESMA ESPÉCIE OU ESPÉCIES DIFERENTES).
B - os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros, mas preferem viver na coletividade, cooperando. (CORRETO. EXEMPLO: ABELHAS, QUE NÃO PRECISAM ESTAR LIGADAS)
Lembrar tbm da pegadinha das bancas de confundir sociedade com colônia, ambas são relações intraespecíficas harmônicas mas a colônia ocorre com seres que necessitam estar ligados para sobreviver (exemplo: corais)
RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Competição interespecífica = espécie diferente INTER = DIFERENTE
Competição intraespecífica = espécie igual INTRA = IGUAL
Simbiose = ajuda mútua, dependem obrigatoriamente um do outro
Colônia = sem divisão de tarefas, dependência anatômica
Sociedade = divisão de tarefas, sem dependência anatômica
Epifitismo = organismo utiliza o outro como moraria, mas ATENÇÃO: Epifitismo é o nome dado quando essa utilização ocorre entre espécies vegetais, quando ocorre entre espécies animais damos o nome de inquilinismo.
Amensalismo ou antibiose = espécie que produz substâncias que inibe ou impede o crescimento ou reprodução
ADICIONAL
Micorrizas = fungos + raízes de plantas (mutualismo)
Líquens = algas + fungos (mutualismo)
Qualquer erro, favor notificar!
Força amigos!!!