SóProvas


ID
3721864
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Qual é o tipo de layout cuja marca principal é a baixa produção?

Alternativas
Comentários
  • Esse é o caso onde a natureza do produto final determina o layout de produção. Nesse tipo de configuração, o produto permanece parado enquanto os trabalhadores e máquinas se organizam ao redor dele, como na fabricação de aviões de grande portes, foguetes e navios. Para a produção desses produtos, qualquer movimentação, além de morosa, pode prejudicar a montagem. As máquinas utilizadas também são específicas para esse tipo de trabalho e facilitam a movimentação dos operadores ao redor do produto.

    Nesses casos, raramente a fábrica irá escolher outro tipo de arranjo físico, porém, é possível que a produção das peças, que costumam ser feitas a parte e depois levadas para a montagem, sigam outras lógicas de produção.

    Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume. A vantagem desse desenho é o fácil acesso ao produto para fazer as alterações necessárias, a possibilidade de terceirização de grande parte do projeto e a implementação de técnicas e softwares de controle da produção.

    Já como desvantagem é possível citar o alto custo em relação a movimentação do produto, necessidade de galpões e áreas com dimensões proporcionais ao que será produzido e baixo volume de produção e padronização.

    Fonte:

  • Gabarito B

    TIPO DE LAYOUT

    Layout por Produto ou Linear: O produto se movimento entre as máquinas e os postos de trabalho, que permanecem fixos.

    Ex.: É aplicável em linhas de montagem, como a fabricação de automóveis.

    Obs.: Não permite customização.

    Layout por Processo ou Funcional: As máquinas serão agrupadas de acordo com a natureza de cada operação executada.

    Ex: Produção de produtos por encomenda.

    Obs.: Permite customização.

    Layout Fixo, Posicional ou Estacionário: O produto permanece fixo no local ENQUANTO máquinas e pessoal se movimentam executando as tarefas de produção (baixa produção).

    Ex: Fabricação de um navio, construção de um prédio.

  • GABARITO: LETRA B

    Layout por posição fixa = No layout (por posição fixa o material permanece fixo em uma determinada posição e as máquina se deslocam até o local executando as operações necessárias. É recomendado para um produto único, em quantidade pequena ou unitária e, em geral, não repetitivo. É o caso da fabricação de navios, grande transformadore. elétricos, turbinas, pontes rolantes, grandes prensas, balanças rodoferroviárias e outros produtos de grandes dimensões físicas.

    FONTE: Petronio G Martins  (2010)

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de layout. Dito isso, vejamos qual das alternativas apresenta a o tipo de layout que tem como marca a baixa produção.

    A - incorreta. Layout por processo funcional, tem a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    B - correta. Layout por posição fixa: mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    C - incorreta. Os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.

    D - incorreta. No layout em linha, as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.

    E - incorreta. O layout celular consiste em arranjar em um só local maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários.

    Após analisarmos as alternativas, concluímos que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

  • Resumindo,

    Layout de Posição Fixa, Posicional ou Estacionário: É aquele que o produto ou projeto em construção permanece fixo no local de trabalho. (Há quantidade baixa de produção). Exemplos: Fabricação de avião, navio, submarino, construção de um prédio, uma casa.

  • São 4 os tipos de Layout:

    Estacionário (Fixo): típico em situações de baixo volume, mas alta variedade. O fluxo é intermitente. O produto é fixo no ambiente, pois ele é muito grande.

    Processo (funcional): volumes maiores que o posicional, com variedades relativamente altas. Fluxo menos intermitente. Recursos similares são mantidos juntos.

    Produto (linha): volumes altos e pouca variedade. O fluxo é contínuo. É bastante especializado e com baixo custo, já que há pouca variedade.

    Híbrido (Celular): volumes menores que o arranjo por produto, mas maiores que o arranjo por processo. A variedade é relativamente baixa. Fluxo mais contínuo. As máquinas são dedicadas a um grupo exclusivo. Pode ser caro na instalação, mas é bastante flexível e típico para produção em massa.

    Fonte: Grancursos, Administração de Recursos Materiais, Prof. VINICIUS RIBEIRO

    g: B