SóProvas


ID
3767245
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Formosa do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As ligações em estruturas metálicas são classificadas de acordo com o comportamento do momento versus rotação relativa. Sobre as ligações, analisar os itens abaixo:

I. Ligação rígida: mantém praticamente constante o ângulo entre as peças para qualquer nível de carga, até atingir o momento resistente da ligação.
II. Ligação flexível: permite rotação relativa entre as peças com um comportamento próximo ao de uma rótula.

Alternativas
Comentários
  • I.2.1. CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A RIGIDEZ As ligações devem se comportar de acordo com o previsto no modelo estrutural, ou seja, onde foi prevista uma rótula deve haver pouca restrição à rotação relativa entre as partes conectadas (Fig. II.1e, por exemplo); onde foi previsto um engaste deve haver grande restrição à rotação relativa entre as peças (Fig. II.1b, por exemplo). Dessa forma a rigidez de uma ligação representa sua capacidade de impedir a rotação relativa entre as peças conectadas. De acordo com a sua rigidez, as ligações podem ser um dos três tipos a seguir: − Ligação Rígida – nesta ligação é dada continuidade total entre as partes conectadas, de modo que o ângulo original entre as peças que se interceptam permanece praticamente inalterado. Uma ligação é considerada rígida se, após o carregamento, atingir 90% ou mais do momento teórico esperado caso a conexão fosse um engaste perfeito. − Ligação Flexível – nesta ligação a restrição à rotação deve ser tão pequena quando possível. Uma ligação é considerada flexível se a rotação relativa ente as peças conectadas, após o carregamento, atingir 80% ou mais da rotação teórica esperada caso a conexão fosse uma rótula perfeita.

    fonte: ufpr