-
Gabarito - Certo
Se Corina conta histórias para Carla, então João sorri.
Pense que se João está sorrindo, é por que Corina contou uma história para Carla.
A expressão "ou ou" quer dizer que só uma das proposições pode acontecer. Não há possibilidade das duas estarem corretas.
Se uma delas é "João sorri", a negação para "Corina conta histórias para Carla" é "Corina não conta histórias para Carla".
Ou seja, "Ou Corina não conta histórias para Carla, ou João sorri." está correto.
-
Você nunca sabe o que essa bancar quer, uma hora é equivalência, outra é negação... e a pessoa que lute!
-
Qconcursos faça alguma coisa. Por favor coloquem professores para comentar as questões de RLM da Quadrix.
-
CERTO.
Vou tentar explicar meu raciocínio.
"Se Corina conta histórias para Carla, então João sorri." - essa é uma proposição verdadeira segundo a questão.
Sabemos que a condicional só será falsa se V -> F = F. As outras possibilidades resultam em V.
V V = V
F V = V
F F = V
Temos que julgar "Ou Corina não conta histórias para Carla, ou João sorri." - essa afirmação é certa/ possível?
" Ou, ou" (disjunção exclusiva) só é verdade quando temos V F ou F V. Em caso de V V ou F F teremos como resposta "Falso".
V v F - nesse caso NÃO pode ser, pois senão a primeira proposição que eu citei nesse comentário seria Falsa ( V -> F = F). Assim, é CERTO/ POSSÍVEL dizer que é falso " Ou Corina não conta histórias para Carla (F)" enquanto é verdadeiro que "ou Fábio sorri" (V).
F v V = V
CASO tivéssemos "Ou Corina conta histórias para Carla ou João sorri" ( Corina conta histórias para Carla - V // João sorri - V) esse entendimento para a DISJUNÇÃO EXCLUSIVA seria ERRADO/ NÃO POSSÍVEL, visto que V V = F e F F = F.
(Podem me corrigir se eu estiver errada)
-
Discordo do gabarito da questão, pois de "joão sorri" é verdadeiro a primeira parte da condicional pode ser tanto falsa quanto verdadeira (V ->V ou F->V). Supondo que esta seja falsa, a proposição proposta na questão ficaria (ou V, ou V = F), e já que a disjunção exclusiva só é verdadeira quando uma das proposições simples é verdadeira e a outra é falsa, neste caso, ela se tornaria falsa. Basta que a proposição possa assumir o valor falso em um dos casos que a questão se torna errada.
Alguém sabe dizer se errei no raciocínio?
-
Eu resolvi utilizando tabela verdade. Transforme as proposições em letras (fica mais fácil trabalhar) e considere que são verdadeiras:
P = Corina termina de ler um livro V
Q = Corina conta histórias para Carla V
R = O clima está quente V
Z = João sorri V
Agora veja o que a questão pede: Ou Corina não conta histórias para Carla ( F, pois é a negação de Q), ou João sorri (V). Logo, é correto, pois o conectivo "ou - ou" é verdadeiro quando o antecedente e o consequente forem diferentes.
Qualquer erro, informar-me.
-
-
galera OU sempre negar o começo e repetir o final
-
CORRETO
Resolvi através de lógica proposicional...
Perceba que segunda a questão, João pode sorri em duas situações: Quando Corina conta história para Carla ou quando o clima tá quente.
Então, quando a questão diz "Ou Corina não conta histórias para Carla, ou João sorri." está CORRETA, pois João pode está sorrindo pq o tempo está quente.
Espero que tenham entendido.
-
RESOLVER DE MADRUGADA QUESTÃO DE RACIOCÍNIO NÃO ERA, EU COLOQUEI O BICONDICIONAL NO LUGAR DA CONJUNÇÃO EXCLUSIVA, RESULTADO, ERREI KKKK
-
RESOLVER DE MADRUGADA QUESTÃO DE RACIOCÍNIO NÃO ERA, EU COLOQUEI O BICONDICIONAL NO LUGAR DA CONJUNÇÃO EXCLUSIVA, RESULTADO, ERREI KKKK
-
COMANDO DA QUESTÃO: Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item.
Vamos analisar:
Se Corina termina de ler um livro, então ela conta histórias para Carla.
Se Corina conta histórias para Carla, então João sorri.
Se o clima está quente, então João sorri.
As únicas afirmações que tive como retirar do texto estão em azul. Pois, para que todas as proposições possam ser verdadeiras (conforme a banca pediu), a última proposição jamais poderá ser "F".
QUESTÃO: Ou Corina não conta histórias para Carla, ou João sorri.
Sabe-se que na disjunção exclusiva só será "V" se for UM ou OUTRO, mas nunca ambos. Sabendo disso, olhe as partes em azul e tire suas conclusões.
GAB: E.
-
Alguém me dá uma luz por favor, eu usei a regra da conclusão falsa e consegui provar que é inválido... Alguém sabe se é isso msm?
-
Montei a tabela e não cheguei no gabarito
-
Gab.: Correto ✔
- Se Corina conta histórias para Carla - F (Corina não conta), então João sorri - V (João sorri) ---> V ;
Para o "ou...ou..." ser verdadeiro apenas uma proposição poderá ser verdadeira ou apenas uma proposição poderá ser falsa;
Ou Corina não conta histórias para Carla, ou João sorri.
-
Galera, a questão so quer saber se a conclusão é verdadeira. No caso, se vc tentar falsear ela, vc nunca consegue. Entâo o gabarito é correto, POIS A CONCLUSÂO SÓ PODE SER VERDADEIRA
-
pessoal, resolvam pelo método da conclusao falsa