✅ Gabarito: A
(V) Destacam-se as dimensões interacional e discursiva da língua, para serem condição para a plena participação do indivíduo na sociedade → CORRETO. A dimensão interacional destaca processo que envolve autor-leitor-texto, numa relação simbiótica na qual o leitor refaz reconstrói o texto pela sua(s) leitura(s), ativando seu conhecimento de mundo. Já no que tange à dimensão discursiva, segundo Bakthin: todo enunciado é um elo na cadeia da comunicação discursiva, assim, as relações e inter-relações discursivas são fundamentalmente necessárias para a compreensão textual. A partir dessas dimensões é possível ao aluno ampliar sua diversidade textual, tornando sua aprendizagem mais efetiva, de modo que isso o possibilita a plena participação na sociedade.
(F) O ensino dessa disciplina deve-se articular em dois eixos fundamentais: uso da língua oral e reflexão sobre a língua escrita → INCORRETO. No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: leitura de textos; produção de textos; oralidade e conhecimentos linguísticos. Tais eixos são normalmente trabalhados de forma inter-relacionada e em diferentes áreas do conhecimento.
(F) Quando do ensino dessa disciplina, deve-se dar atenção aos conteúdos gramaticais, considerando o estudo das classes de palavras e a sintaxe da língua → INCORRETO. As práticas descritas são extremamente limitativas e restritivas de modo a inviabilizar o ensinamento adequado da disciplina. No Ciclo de Alfabetização, ganha importância também o trabalho de análise, reflexão e sistematização sobre os conhecimentos linguísticos em diferentes níveis (fonológico, morfossintático, semântico), uma vez que as crianças também estão se apropriando do sistema de escrita de base alfabética, do léxico e da gramática da língua portuguesa. Por essa razão, o ensino de Língua Portuguesa volta-se para reflexões sistemáticas sobre a relação entre o oral e o escrito, para questões da variação linguística e aspectos da textualidade (como os sinais de pontuação) e da normatividade (como algumas regularidades ortográficas). Por fim, ressalta-se que um princípio pedagógico do ensino da Língua Portuguesa é a linguagem que é o lugar da diversidade e da heterogeneidade de práticas culturais; por isso as práticas escolares precisam ser sensíveis às diferenças culturais e linguísticas, utilizando-as a favor da formação cidadã e de uma aprendizagem significativa da língua materna.
(V) Quando do ensino dessa disciplina, as competências em produção textual, de diferentes tipos, gêneros e funções devem ser avaliadas → CORRETO. A descrição deste item está de acordo às diretrizes de ensino indicadas pelo MEC. Avaliação: “Compreender as características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações comunicativas”
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!