SóProvas


ID
3845299
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo. [...] um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos são os votos da assembleia [...]. Essa pessoa pública, que se forma, desse modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de república ou de corpo político, o qual é chamado por seus membros de Estado [...].


(Jean-Jacques Rousseau. Os pensadores, 1983.)



O texto, produzido no âmbito do Iluminismo francês, apresenta a doutrina política do

Alternativas
Comentários
  • Significa que no sistema inquisitivo não há a observância de uma acusação que prima pela individualização da pessoa objeto do ato. Ou seja, é possível ocorrer acusações genéricas e desprovidas da adequada técnica processual.

  • O movimento Iluminista francês, no qual destacamos os pensadores Voltaire, Montesquieu e Rousseau, é fundamental para a construção do pensamento político liberal, que embasou a Revolução Francesa , as revoluções de 1820, 1830 e 1848 na Europa, além dos movimentos emancipacionistas das colônias europeias na América. 
    O movimento apresenta críticas sérias ao poder absoluto de reis, mesmo que não seja contra o regime monárquico enquanto tal, ao controle da economia pelos governos e à estrutura estamental de privilégios das sociedades europeias da época. Entre os pensadores mais destacados encontra-se Rousseau, que é entendido como o criador da ideia de democracia moderna, baseada no conceito de cidadania herdado dos gregos antigos. 
    O trecho, retirado de uma das obras de Rousseau, é claramente representativo de uma filosofia, que marca também as obras de outros intelectuais da época. Esta proposta está indicada em uma das alternativas. 
    A) INCORRETA- Jeans Jacques Rousseau criticou o conceito de propriedade privada mas toda a teoria socialista , que defende o coletivismo e a estatização, é posterior à Rousseau. 
    B) INCORRETA- O humanismo é uma proposta filosófica da época do Renascimento Cultural na Europa, nos séculos XV,XVI primordialmente. 
    C) INCORRETA- O socialismo é crítico do capitalismo e não do absolutismo. 
    D) INCORRETA- A afirmativa é verdadeira em relação ao fascismo, do século XX, mas não é pertinente ao trecho que é de Jean Jacques Rousseau, iluminista do século XVIII. Além disso, Rousseau é considerado o pai da democracia moderna e projeto fascista é autoritário. 
    E) CORRETA- O contratualismo é marco fundamental do projeto liberal e mesmo do projeto de democrático de Rousseau. Supõe serem as sociedades politicamente estruturadas como resultantes de um dado pacto entre seus membros. Esta é a metáfora que embasa a proposta liberal, na qual não há súditos mas cidadãos participantes do governo . Há , por conseguinte, um pacto de confiança entre governantes e governados. Apesar do filósofo contratualista Hobbes ser a favor do absolutismo,  intelectuais contratualistas são , via de regra, contrários ao Antigo Regime. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • olha a fonte já encontra a resposta, contrato social foi um ideal defendido por rousseau

  • A) Está incorreta pois cita o socialismo e a ideia de desconstrução da propriedade privada, que foi um movimento que ganhou força após o Iluminismo (relacionado à Revolução Francesa), motivado pelos abusos da Revolução Industrial.

    B) Incorreta por se referir à valorização do indivíduo, quando o texto trata do coletivo, da república.

    C) Essa alternativa tem o mesmo problema da "A". Antes veio o rompimento com o absolutismo e só depois passou-se a pensar em um regime igualitário, surgindo o ideário socialista.

    D) O fascismo também é posterior, mais presente no período da Segunda Guerra. Essa alternativa poderia ser descartada pela parte do texto que diz "composto de tantos membros quantos são os votos da assembléia", por ser um regime centrado na figura de um líder.

    E) Rousseau era contratualista, e, obviamente, sabendo disso seria automática a resposta. O Antigo Regime era o absolutismo, que entrou em decadência através da Revolução Francesa, dando protagonismo à ideia de cidadania.