- ( F) São feitas com tintas que aumentam a resistência estrutural da superestrutura do edifício. AUMENTA A RESISTÊNCIA CONTRA A AÇÃO DO FOGO.
- (F ) Resultam em um menor tempo para que os usuários saiam em segurança. MAIOR TEMPO.
- ( F) São uma medida de proteção ativa contra incêndio. PASSIVA.
- O termo intumescente deriva do latim “tumescere”, que significa iniciar, expandir. A intumescência ocorre pela reação de componentes ativos sob influência do calor, produzindo uma expansão significativa. Esses componentes ativos, ou intumescentes, expandem muitas vezes sua espessura inicial aplicada quando aquecidos (tipicamente mais do que 60x), produzindo uma massa carbonácea que protege qualquer substrato sobre o qual o revestimento tenha sido aplicado. Um sistema intumescente possui, de modo geral, três componentes: um primer, a tinta intumescente (a fase que reage) e um selante (a pintura de acabamento).
- Diferença ativa x passiva:
PROTEÇÃO ATIVA - Tipo de proteção contra incêndio que é ativada manual ou automaticamente em resposta aos estímulos provocados pelo fogo, composta basicamente das instalações prediais de proteção contra incêndio. NBR 14432
PROTEÇÃO PASSIVA - Conjunto de medidas incorporado ao sistema construtivo do edifício, sendo funcional durante o uso normal da edificação e que reage passivamente ao desenvolvimento do incêndio, não estabelecendo condições propícias ao seu crescimento e propagação, garantindo a resistência ao fogo, facilitando a fuga dos usuários e a aproximação e o ingresso no edifício para o desenvolvimento das ações de combate. NBR 14432
A
pintura intumescente é um revestimento de
proteção passivo contra o fogo à base de água e solvente aplicado em estruturas metálicas (ver figura). O seu mecanismo de atuação é por expansão em torno da estrutura, quando sujeitas a altas temperaturas (em torno de 200 °C). Com isso, a pintura de proteção diminui a exposição do aço ao fogo e aumenta o tempo de evacuação da edificação.
FONTE: Site Eletrônico GS de engenharia.
Vale lembrar que estruturas metálicas são altamente deformáveis e perdem grande parte da sua resistência mecânica quando expostas a situações de incêndio.
A seguir, vamos julgar cada assertiva:
( F ) São feitas com tintas que aumentam a resistência
estrutural da superestrutura do edifício.
Questão incorreta. A aplicação do revestimento protege a superestrutura metálica do colapso em situações de incêndio, o que confere maior resistência contra o fogo. Note que não há o aumento da resistência estrutural como é dito pela questão. Este seria, por exemplo, o papel de um reforço na estrutura.
( F ) Resultam em um menor tempo para que os
usuários saiam em segurança.
Questão incorreta. A aplicação do revestimento confere um maior tempo para a evacuação dos usuários e não o contrário como sugere a questão. Tenha em mente que a pintura intumescente diminui a exposição da estrutura metálica ao fogo, o que resulta em um maior tempo de exposição antes do colapso total do material. Lembre-se que a aplicação é a favor da segurança e protege os usuários.
( F ) São uma medida de proteção ativa contra
incêndio.
Questão incorreta. A pintura intumescente é uma medida de proteção passiva.
Tenha em mente que a proteção passiva atua para evitar a propagação do incêndio e conferir maior tempo para a evacuação da população. Já a proteção ativa tem a função de combater imediatamente o incêndio visando a sua extinção, esse é o caso de: extintores, hidrantes, sprinklers .
A sequência correta é: F - F - F
Gabarito do Professor: Letra C.