-
Ruído Semântico:
Ocorre quando ouvimos algo que possui um significado diferente, quando a mensagem que está sendo dada possui muitos termos técnicos.
-
A questão abordou o tema "Comunicação Organizacional" e pediu para o candidato diferenciar as tipos de barreiras (ou ruídos) à comunicação eficaz e qual delas é causada pela falta de conhecimento em relação a termos técnicos:
A) ERRADA. O ruído físico, ou de acordo com Ribas e Salim (2016), barreiras físicas ou mecânicas tem relação quando a comunicação é bloqueada ou prejudicada em decorrência de aspectos físicos. Ex: Uma ligação com muito eco, telefone com defeito, barulho e etc.
B) CERTA. O ruído semântico ou barreiras semânticas se originam do "uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados". (SALIM E RIBAS, 2016, Pág. 386) O receptor não liga a mensagem ao seu significado. Exemplo: você vai a um restaurante chinês aqui no Brasil, mas o cardápio está todo em Mandarim.
C) ERRADA. O ruído fisiológico tem relação com os órgãos dos comunicadores ou ouvintes. Por exemplo: uma paralisia na face poderá comprometer o entendimento da comunicação verbal-oral originada daquela pessoa.
D) ERRADA. O ruído psicológico tem relação com preconceitos, opiniões, crenças e esteriótipos. Por exemplo: quando alguém vem argumentar sobre uma visão política com a qual você não simpatiza.
Além dos ruídos trazidos pela questão, podemos citar as barreiras pessoais (dificuldade de comunicação da própria pessoa. Ex: timidez) e as barreiras burocráticas/administrativa (maneira pela qual a instituição processa a informação)
Fonte: RIBAS A. L.; E SALIM R. C. "Gestão de Pessoas para Concursos". 4 edição. Alumnus. 2016
GABARITO: LETRA "B".
-
Resposta: Letra b
#Barreiras à comunicação
1.Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
2.Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
3.Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
4.Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada
APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA
-
LETRA B
-
Gabarito: B
Chiavenato destaca que as barreiras à comunicação podem ser classificadas em 03 tipos
Barreiras Pessoais: As barreiras pessoais decorrem das limitações, emoções, valores e crenças de cada indivíduos.
Barreiras Físicas: São as interferências que acontecem no ambiente em que o processo de comunicação ocorre.
Barreiras Semânticas: Trata-se das barreiras decorrentes dos símbolos pelos quais a comunicação é realizada. As palavras, gestos, sinais ou símbolos utilizados pelo emissor, podem ter algum significado diferente para o destinatário.
-
ruído semântico