SóProvas


ID
3866509
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negócio da China

Por Mentor Neto


      Mais um ano, mais um vírus que vai acabar com a humanidade. Enquanto escrevo esta crônica, o Corona Vírus já contabiliza mais de 400 vítimas fatais, na China. Difícil saber se os dados são confiáveis, já que o governo chinês não preza exatamente por compartilhar informações. Apesar disso, estão fazendo o que podem. Interditaram entradas e saídas da cidade que foi o epicentro da doença. Wuhan tem mais de 11 milhões de habitantes. Um vilarejo para os padrões chineses, mas é gente que não acaba mais. Praticamente dois Rio de Janeiro de habitantes impossibilitados de transitar pelo país. Ao mesmo tempo, autoridades chinesas insistem em minimizar o problema ou culpar os Estados Unidos por difundir o medo. A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia. Azar do mundo que o Corona não surgiu no Brasil. Fosse aqui o berço dessa doença e o planeta estaria salvo. Acabaríamos com o vírus do mesmo jeito que acabamos com o Orkut. Afinal, não existe povo capaz de administrar crises melhor do que o brasileiro. Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura. De cara, já teríamos dado um apelido para a doença. “Gripe Cervejona”, por exemplo.

      – Cadê o Plínio, do RH?

      – Pegou a cervejona, mas amanhã ele tá aí.

      E pronto.

    Um belo dum apelido já desmoraliza o vírus de cara, que é para impor nosso ritmo. Claro que não seríamos capazes de fechar uma cidade inteira. Se alguém sugerisse uma maluquice dessas, metade do país diria que é coisa de fascista e que no tempo do Lula era melhor. A outra metade diria que o Corona é coisa de comunista e que temos sorte de ter o Mito para nos salvar. Divididos, permitiríamos que, em pouco tempo, o vírus se espalhasse por todo o país. Ótima notícia, pois possibilitaria que mais pesquisadores tivessem condições de estudar possíveis vacinas. Por aqui o Corona seria uma doencinha de verão, porque lidamos com doenças muito mais graves do que essa. O Bacilo da Corrupção, por exemplo. Isso sim é doença séria. Quando ataca, corrói o sujeito por dentro, apesar de não apresentar sintomas externos. Pelo contrário. Alguns doentes acabam vivendo melhor do que no tempo em que eram saudáveis. Pelo menos até serem diagnosticados. Alguns dizem que o foco inicial foi Brasília. Mas há registros de casos desde 1500. Mais grave que o Corona é, também, o Bala-Perdida Vírus. Surgiu no Rio de Janeiro e não tem cura conhecida. Mata mais do que a peste negra e é tão implacável quanto. Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba! O vírus entra pela janela e já era para você. Outra doença muito comum nos últimos anos é causada pela misteriosa Bactéria da Barragem. Doença fulminante, capaz de dizimar cidades inteiras em questão de horas. Tem ainda a Epidemia do Desmatamento, o Microorganismo dos Rios Poluídos, a Metástase da Desigualdade e a mais grave de todas, que muitos chamam de a M&atil de;e de Todas as Doenças: o Germe do Voto Errado, onde o sujeito perde completamente a habilidade de escolher seus representantes. Todas doenças gravíssimas, com que aprendemos a conviver, enquanto a cura não vem. Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males, mas que o sistema não permite que cheguem aos doentes, por interesses econômicos. O antibiótico da Educação e a vacina do Saneamento, por exemplo. Então, não me venham com esse escarcéu por causa de um viruzinho mequetrefe desses, ora por favor.

      Brasileiro que é brasileiro tira essa cervejona de letra, isso sim.

Disponível em https://istoe.com.br/negocio-da-china-2/

Analise e assinale a alternativa correta quanto a classificação das seguintes orações: “Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.”

Alternativas
Comentários
  • Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.”

    → Temos uma conjunção subordinativa adverbial condicional (SE), que da início a uma oração subordinada adverbial condicional, estando anteposta à oração principal o uso da vírgula é obrigatório.

    GABARITO. C

  • ✅ Gabarito: C

    ✓ Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.”

    ➥ Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa condicional dando início a uma oração subordinada adverbial condicional. O valor semântico expresso é de condição para que algo possa vir a ocorrer.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Sem mimimi. Gabarito C.

    Oração principal: a raça humana estaria segura

    Oração Subordinada Adverbial Condicional: Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade

    "a raça humana estaria segura se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade"

    Orações adverbiais iniciam-se com conjunções do tipo da sua oração. Se a frase se inicia com conjunção comparativa, Oração S. Adverbial comparativa. Analise a conjunção para ter a resposta.

  • Complemento...

    Se a Natureza nos tivesse brindado 

    Faça uma troca rápida por "caso".

    As subordinadas se dividem em:

    Substantivas:

    São introduzidas por conjunções integrantes (troque o que por "isso ")

    Adjetivas :

    (Troque o que por "qual (ais)".

    explicativas:com vírgulas

    Restritivas : sem vírgulas

  • Sem complicações, eu resolvo esse tipo de questão desta forma:

    1- Inverto os termos e aplico aquele velho dilema: "Analisou a oração, corta na conjunção."

    ► Invertendo os termos: “ A raça humana estaria segura, /Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade"

    Pronto, inverti todo o termo. Desse modo eu já sei onde está minha conjunção, próximo passo foi corta a oração na conjunção.

    ► Agora é só aplicar a regrinha do troca para saber qual a categoria. No caso o "se" é condicional, pois podemos trocar por "caso" ou por "desde que" por exemplo.

    Gabarito: Letra C

  • ENUNCIADO ABSURDO

    1) "Analise e assinale a alternativa correta quanto a [a] classificação [...]". Se o examinador fosse candidato, seria reprovado por crase.

  • A questão quer saber a classificação da oração "Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.". Vejamos:

     .

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas.

     .

    A) Oração Subordinada Adverbial Temporal.

    Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

     .

    B) Oração Subordinada Adverbial Comparativa.

    Oração subordinada adverbial comparativa: representa o segundo termo da comparação; o primeiro está na oração principal. É introduzida pelas conjunções como, assim como, mais... (do)que, menos... (do) que, tão... como (ou quanto), tanto... quanto..., qual ou como (precedidos de tal)...

    Ex.: Ele come como um leão. (come)

     .

    C) Oração Subordinada Adverbial Condicional.

    Oração subordinada adverbial condicional: exprime o que deve ou não ocorrer para ser realizado o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções se, caso, desde que, contanto que, exceto se...

    Ex.: Se você for, eu vou!

     .

    D) Oração Subordinada Adverbial Final.

    Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

     .

    Gabarito: Letra C

  • Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura

    Caso...

    Estamos diante de uma oração subordinada adverbial condicional, sendo, alguns de seus conectivos: se, caso, desde que, somente se, a menos que, contanto que etc.

  • Viu a conjunção "Se" é 99,9% de ser conjunção condicional. Antes de marcar isto, analise o sentido da oração.

    Conjunções condicionais - se, caso, salvo se, desde que, a não ser que, a menos que, ...

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Observação: Viu o verbo no subjuntivo já fica atento, porque o modo subjuntivo indica HIPÓTESE, assim como a ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL (CONDIÇÃO OU HIPÓTESE) !

    Se a Natureza nos TIVESSE brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.”

  • a conjunção (se) está ligada à ideia de condição, portanto a oração se torna condicional...

  • Oração subordinada adverbial condicional, apresenta uma oração com ideia de hipótese ou condição para que a oração principal aconteça ou acontecesse.

  • Conjunções Subordinadas Condicionais: Se, caso, desde de, contando que,salvo se, a menos que. Obrigatório o emprego da vírgula antes de todas.

  • Condicional > Resumo : Se fizer tal COISA ,ENTÃO TERÁ UM RESULTADO!

    SE NÃO FIZER TAL COISA,ENTÃO NÃO OBTERÁ RESULTADO!

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     

    Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Mapas mentais no link da bio do instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!