SóProvas


ID
3879520
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Estrutura Conceitual da Contabilidade, a característica qualitativa da informação contábil que preceitua que a realidade econômica deve ser apresentada, dentro do possível, de forma completa, neutra e livre de erro, é a característica da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Resposta está no CPC 00 - Estrutura Conceitual:

    Representação fidedigna

    2.13 Para ser representação perfeitamente fidedigna, a representação tem três características. Ela é completa, neutra e isenta de erros. Obviamente, a perfeição nunca ou raramente é atingida. O objetivo é maximizar essas qualidades tanto quanto possível. 

  • Gabarito C

    Informação -> Fidedignidade

    Utilidade -> comparável, verificável, tempestiva e compreensível.

    Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar.

    Em seguida, o preceito diz que; “a utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.”

  • Observe que ele falou: DENTRO DO POSSÍVEL...

    Aí vai um PLUS.

    Informação Neutra, não quer dizer sem influência.

    Informação COMPLETA, não quer dizer que contém tudo. O suficiente para o entendimento do usuário

    Informação Livre de erros, não quer dizer sem erros. Mas os métodos escolhidos foram corretos.

  • Letra (c)

    Os relatórios contábil-financeiro mostram um fenômeno econômico em palavras e números, e para ser útil a informação contábil-fianceira além de representar um fenômeno relevante, tem também que reproduzir com fidedignidade o fenômeno divulgado.

    Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter 3 tributos:

    Como a realidade a perfeição da informação contábil-financeira da é rara de se atingir, o objetivo da fidedignidade é maximizar os referidos tributos na extensão do possível.

    Contabilidade 3D

  • Seguindo o disposto na Estrutura Conceitual, CPC 00 (R1), vamos analisar cada uma das assertivas a fim de encontrar o gabarito:

    A) Materialidade - A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil -financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil -financeiro de uma entidade em particular.

    B) Relevância - Informação contábil -financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes.

    C) Representação Fidedigna - Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível.

    D) Tempestividade - Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões. Em geral, a informação mais antiga é a que tem menos utilidade. Contudo, certa informação pode ter o seu atributo tempestividade prolongado após o encerramento do período contábil, em decorrência de alguns usuários, por exemplo, necessitarem identificar e avaliar tendências.

    E) Compreensibilidade - Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.


    Para ser útil, a informação contábil -financeira precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil -financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
    Desta forma, as características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.
    A materialidade é um aspecto da relevância.
    Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas de melhoria, pois melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade.

    Assim, nosso gabarito estaria entre os itens B e C. Conforme vimos acima, pelos conceitos apresentados, o comando da questão trouxe o conceito de representação fidedigna, item C.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Representação Fidedigna precisa ter três atributos:

    1- completa

    2- neutra

    3- livre de erro (erro material)

  • Para ser representação perfeitamente fidedigna, a representação tem três características. Ela é completa, neutra e isenta de erros. Obviamente, a perfeição nunca ou raramente é atingida. O objetivo é maximizar essas qualidades tanto quanto possível.

    Com isso, correta alternativa C.