SóProvas


ID
3899104
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

E me intrigam as razões por que, nas competições, são apenas os músculos que são testados. O corpo não é formado apenas por músculos. O curioso é que, quando se fala em “educação física”, a imagem que aparece é a de um atleta com short, camiseta e tênis, pronto para alguma atividade que envolva o uso dos músculos. Mas os olhos, os ouvidos, a boca, o nariz, a pele são também parte do físico. Podem também ficar atrofiados como ficam atrofiados os músculos. O corpo atrofiado pela inércia e pelo acúmulo de gordura pode terminar em obesidade, diabetes, colesterol alto e infarto. Mas um corpo de sentidos atrofiados termina em uma doença terrível chamada “tédio”.

Rubem Alves. O coitado do corpo. In: O amor que acende a lua (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, assinale a alternativa que apresenta a teoria que se relaciona com modelos de comportamento frente ao exercício.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos a respeito dos conceitos das teorias psicológicas de desenvolvimento e personalidade a partir da interpretação do texto informado.


    Para responder essa questão, você deve compreender e interpretar a forma com que é trazido os elementos textuais: no texto, o autor comenta a importância não só de partes físicas do corpo, mas a respeito dos órgãos sensitivos, responsáveis pelo fenômeno da percepção.


    A) VERDADEIRA

    A palavra Gestalt, em alemão significa: forma/configuração de um todo que se orienta para uma definição.  Sua ideia principal é essa:  todos os seres humanos estão inseridos em Gestalts: uma forma que possui organização dos elementos ou partes que compõem uma totalidade, com maior ou menor grau de consciência. 

    O todo é um fato global, e só pode ser compreendido dentro de sua totalidade. As "partes" são capazes de afetar o todo, assim como o "todo" afeta as "partes".

    A Gestalt procura estudar a percepção humana. De acordo com essa abordagem, a percepção não deve ser reduzida a elementos menores

     Sendo assim, para o texto que diz que deve ser compreendido o todo do indivíduo, a Gestalt é a que mais se enquadra na definição da questão.
     

    B) FALSA
    A teoria sociocognitiva está relacionada ao estudo da aprendizagem social, de Bandura. Ela está voltada para o estudo do comportamento e aprendizagem a partir das relações sociais.
    Logo, não pode estar relacionada ao texto da questão, que foca em aspectos idiossincráticos (individuais) e não sociais / grupais.


    C) FALSA

    O humanismo foi idealizada por Carl Rogers e teve sua origem com as idéias de Maslow. Essa teoria preocupa-se no que faz as pessoas felizes e o que elas fazem para atingir esse objetivo. 

     Para essa abordagem o sujeito é um ser holístico. Ou seja, como um todo, seu corpo, mente, espírito e emoções. O ser humano é considerado um ser único, com sua psique naturalmente saudável e como um indivíduo bom. As pessoas são seres ativos e capazes de se desenvolverem, em busca da sua autorrealização. 


    Essa alternativa pode suscitar algumas dúvidas quanto aos aspectos principais da abordagem dessa teoria com relação ao holístico. Mas o texto enfatizou o estudo da percepção (através dos órgãos dos sentidos), e considerou apenas partes físicas do sujeito.

    D)  FALSA

    A abordagem psicanalítica tem ênfase nos aspectos inconscientes do sujeito. A partir das conflitivas intrapsíquicas originadas na infância e a ansiedade resultante delas, a teoria busca remontar a origem do sofrimento psíquico na sexualidade infantil. 

    Nesse caso, seus aspectos voltam para aspectos relacionais, deixando um pouco de lado, os aspectos fisiológicos (apesar de vermos parte da fisiologia nas demandas instintivas do ID).

    E) FALSA

    William Reich baseava sua teoria a respeito de técnicas corporais para cura de sintomas psíquicos. Era psicanalista e modificou um pouco a teoria de Freud para voltar-se para práticas terapêuticas que eram voltadas para energia corporal.  Ele acreditava que energias “presas" no organismo eram responsáveis pelas enfermidades do paciente. 

    Nota-se que os conceitos de energia corporais não estão relacionados aos músculos e órgãos do sentido citados no texto, logo a alternativa não se enquadra como resposta correta.

    Gabarito da professora: Letra A.
     


  • Minha gente, alguém para explicar? Eu mesma não entendi não.