Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido no conceito de amplitude administrativa, devendo, portanto, ser marcada a alternativa com o conceito correto.
De acordo com o professor Chiavenato (2014, p.168), amplitude de controle consiste no número de subordinados que o administrador pode supervisionar. O número ótimo de subordinados varia segundo o nível e a natureza dos cargos, a complexidade do trabalho e o preparo dos subordinados. Em que:
- Amplitude estreita: maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada.
- Amplitude larga: poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente.
Tendo as informações acima como base, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Alexandrina Oliveira - Q841366
Os neoclássicos dão algumas pinceladas adicionais no conceito de organização formal. A organização consiste em um conjunto de posições funcionais hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços.
Os princípios fundamentais da organização formal são:
a) Divisão do trabalho - Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.
b) Especialização - Como consequência do princípio da divisão do trabalho surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.
c) Hierarquia - Isso significa que, além de uma estrutura de funções especializadas, a organização precisa também de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados. Daí o princípio da hierarquia: o princípio escalar. Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. Na medida em que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador. Ao mesmo tempo em que diminui a necessidade de conhecimento técnico-operacional.
d) Amplitude administrativa – Significa o número de subordinados que o administrador pode dirigir. Quando o administrador tem muitos subordinados, sua amplitude de comando é grande e ampla.
REFERÊNCIAS: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna adinistração das organizações. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.