SóProvas


ID
3949630
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Analise:


Na notação BPMN, é um gateway que representa uma condição de fluxo, em que pode haver uma combinação dos caminhos criados a partir dele, de acordo com uma informação a ser verificada. É representado visualmente como um losango com um marcador de círculo dentro dele.


Quando o processo em execução atingir este gateway, o processo deverá avaliar a condição relacionada, e uma ou mais saídas poderão dar seguimento.


Semanticamente, ele funciona como um “e/ou”, já que o caminho a ser seguido pode ser um e/ou outro, de acordo com as informações e a lógica do negócio.


Quando utilizado para realizar a convergência de fluxos, ele garantirá que todos os fluxos que estiverem em execução sejam concluídos, chegando até ele antes de dar continuidade à sequência de atividades.


A descrição tratada no texto refere-se a gateway

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A) -

    Fonte: https://blog.iprocess.com.br/2012/11/um-guia-para-iniciar-estudos-em-bpmn-ii-gateways/

    Tal site explica os gateways, inclusive creio que a banca copiou dali o conceito.

  • Gabarito: A

    A questão cobra conhecimentos sobre Notação de Gestão de Processos - BPMN.

    Gateways são elementos de controle do fluxo do processo. É representado por um losango.

    O do tipo inclusivo tem um cículo no centro do losango e representa uma combinação de caminhos.

    @adm.semduvida

    • Exclusivo:

    Losango com "X" no meio. Uma porta de entrada exclusiva avalia o estado do processo de negócio e, com base na condição, divide o fluxo em um dos dois ou mais caminhos mutuamente exclusivos.

    • Inclusivo:

    Losango com um "círculo" no meio. Uma porta de entrada inclusiva divide o fluxo do processo em um ou mais fluxos.

    • Complexo:

    Losango com um "asterisco" no meio. Como o nome sugere, portas de entrada complexas são usadas somente nos fluxos mais complexos do processo de negócios. São usadas palavras no lugar de símbolos e, portanto, exigem textos mais descritivos. Use a porta de entrada complexa se precisar de várias portas de entrada para descrever o fluxo de negócios; caso contrário, use uma porta de entrada mais simples.

    • Paralela:

    Losango com um "+" no meio. Uma porta de entrada paralela é bem diferente das portas de entrada anteriores, pois você não avalia nenhuma condição ou evento. Em vez disso, uma porta de entrada paralela é usada para representar duas tarefas simultâneas em um fluxo de negócio.

    • Evento Paralelo:

    Losango com um "+" dentro de um "Círculo". Como o nome sugere, essa porta de entrada é semelhante a uma porta de entrada paralela. Ela permite que processos múltiplos ocorram ao mesmo tempo, porém, diferentemente da porta de entrada paralela, os processos dependem de eventos específicos. Considere a porta de entrada paralela baseada em evento uma porta de entrada baseada em evento não exclusivo, onde vários eventos podem desencadear vários processos, no entanto, os processos ainda dependem de eventos específicos.

    FONTE: https://www.lucidchart.com/pages/pt/tipos-de-gateway-BPMN

  • eXclusivo = X no meio ( x + x); Inclusivo = cÍrculo no meio ( i + i); Complecso = astericso ( cso, apenas para guardar)