gabarito letra B
A) os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, sem contar com o apoio de nenhum setor da sociedade civil, destituíram um presidente, eleito democraticamente, dando início aos anos de Chumbo. --> errado: Segundo vários historiadores, houve apoio ao golpe por parte de segmentos importantes da sociedade: os grandes proprietários rurais, a burguesia industrial paulista, uma grande parte das classes médias urbanas (que na época girava em torno de 35% da população total do país) e o setor conservador e anticomunista da Igreja Católica (na época majoritário dentro da Igreja) que promoveu a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, realizada poucos dias antes do golpe, em 19 de março de 1964.
B) a denominação do “Golpe Civil-Militar”, para caracterizar a ruptura democrática em 1964, explica-se pelo apoio de setores da sociedade civil, dentre eles, alguns empresários, órgãos de imprensa, setores da classe média. (gabarito)
C) a Marcha da Família com Deus pela liberdade, realizada em 1964, em São Paulo, foi a resposta do povo contra o golpe desfechado contra João Goulart.--> errado, foi em apoio.
D) na política externa, Castelo Branco procurou seguir o exemplo de outras nações, não se alinhando politicamente nem com os EUA nem com a URSS. Prova disso foi o rompimento com o Fundo Monetário Internacional (FMI). errado --> O golpe estabeleceu um regime autoritário e nacionalista, politicamente alinhado aos Estados Unidos
E) a força e a eficácia da repressão do regime militar foram tamanhas que as mobilizações de trabalhadores e estudantes, contrários ao regime, só foram articuladas no início de 1980. --> errado: Em março de 1968, o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto foi morto pela polícia militar no Rio de Janeiro (RJ) durante um protesto, o que causou comoção popular e marcou o início de intensas mobilizações contra o regime
bons estudos
Gabarito B
Recentemente a historiografia vem aconselhando o uso do termo "Golpe-civil-militar" e mudança do nome de ditadura militar para "Ditadura Civil Militar" uma vez que os militares não subiram sozinhos ao poder e muito menos se mantiveram sozinhos, tendo apoio de diversos grupos empresariais além de setores da mídia e de parte da classe média.
Por outro lado, em outros países, como o Chile , por exemplo, os militares não tiveram apoio de setores da sociedade civil, nessa caso, o termo Ditadura Militar é o mais correto.