SóProvas


ID
4000948
Banca
Fundação CEFETBAHIA
Órgão
Prefeitura de Irecê - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. Dados do Ministério da Saúde demonstram que a tuberculose no Brasil é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

Considerando o tratamento da tuberculose, analise as assertivas a seguir, e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O tratamento da infecção latente da tuberculose (ILTB) deve ser realizado sempre que indicado, devendo ser disponibilizadas a prova tuberculínica e a rifampicina.

( ) No Brasil, a maior parte das pessoas é tratada pelos esquemas padronizados para a tuberculose, cujos medicamentos usados nos esquemas são a isoniazida, a rifampicina, a pirazinamida e o etambutol.

( ) O tratamento tem duração máxima de seis meses e, nesse período, o estabelecimento de vínculo entre profissional de saúde e usuário é fundamental para que haja adesão do paciente ao tratamento e assim reduza as chances de abandono.

( ) O Tratamento Diretamente Observado (TDO) da tuberculose, que consiste na ingestão dos medicamentos da tuberculose pelo paciente sob a observação de um profissional da equipe de saúde, ocorre em dias alternados para não proporcionar problemas gastrointestinais ao paciente.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é 

Alternativas
Comentários
  • não entendi pq a penultima esta incorreta.

  • a resposta correta e FVVF

  • Pq a penúltima estar incorreta ?

  • A ingestão será diária ou, no mínimo 3x por semana, por um profissional de saúde capacitado. 24 na fase de ataque e 48 na de manutenção. No mínimo

    Atualmente, o tratamento para a tuberculose latente é feito com o medicamento isoniazida, com a administração de 180 doses em seis meses ou 270 doses em 9 meses. Com o novo esquema terapêutico pelo medicamento rifapentina, o tratamento deve durar 3 meses com a administração de 12 doses, ou seja, um comprimido por semana. Assim, o tempo de tratamento cairá pela metade, passando de seis ou nove meses para apenas três meses. A terapia preventiva impede que a tuberculose latente se torne ativa.

    fonte : MS

  • A penúltima está incorreta devido a palavra MÁXIMA. O tratamento tem duração mínima de 6 meses ou até quando os testes de BAAR forem negativos. Ou seja, a pessoa pode fazer o tratamento de 6 meses e mesmo assim a baciloscopia (exame) continuar Positiva. Nesse caso, o paciente deverá ser encaminhado para um atendimento de referência para continuar o tratamento especializado.
  • Rhamara Barreto

    a penúltima esta incorreta porque existe outras formas de tratamento se for das formas graves tem um total de 9 meses referencia antiga, ou na referencia nova de 12 meses. 2 meses fase intensiva e 10 meses fase de manutenção. o tratamento de 6 meses é para o esquema básico.

    espero te ajudado.