SóProvas


ID
4074526
Banca
Quadrix
Órgão
CREMAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nas questões que avaliam os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Considere a seguinte lista:


I. Sistemas de Enterprise Resource Planning, ERP.

II. Internet das coisas.

III. Tecnologias vestíveis.

IV. Realidade aumentada.

V. Realidade virtual.


Da lista acima, quantos itens exibem bons exemplos de computação ubíqua ou pervasiva?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito d , ERP é um software usado em empresas . Corrijam QQ erro!!!

  • A questão exige do candidato o conhecimento de computação UBÍQUA:

    O nome Ubíquo é um termo do Latim ubiquu, que significa estar em todos os locais. O objetivo da Computação Ubíqua é integrar totalmente a relação tecnologia/máquina com os seres humanos, de forma tal que seja invisível, no sentido de automático (utilizar sem perceber). Um exemplo prático desta funcionalidade são casas que podem ser controladas por meio da tecnologia ubíqua; iluminação pode ser acionada, ligar ou desligar televisores e equipamentos eletroeletrônicos.

    Sendo assim, apenas a alternativa I (ERP) não corresponde com tal explicação, pois ERP é um Planejamento de Recursos Empresariais ou planeamento de recurso corporativo é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

    Acredito que a dúvida maior poderia estar aqui, Tecnologias vestíveis (alternativa III), sendo que esse termo trata de dispositivos inteligentes que o usuário literalmente veste e usa como se fosse um acessório, ou seja, adequa-se ao conceito de computação UBÍQUA juntamente com II. Internet das coisas; IV. Realidade aumentada; V. Realidade virtual.

    Portanto gabarito D.

    Fonte: < https://www.infoescola.com/informatica/computacao-ubiqua/ >

    BONS ESTUDOS!!!

  • Não precisa saber o assunto para resolver questões desse tipo, é só ter um pouco de malícia: a questão quer um conjunto com características semelhantes, a única coisa que está dessoando mal é o primeiro que mais parece um software, aplicação do que uma definição.

    LETRA D

  • UBÍQUA:

    O nome Ubíquo é um termo do Latim ubiquu, que significa estar em todos os locais. O objetivo da Computação Ubíqua é integrar totalmente a relação tecnologia/máquina com os seres humanos, de forma tal que seja invisível, no sentido de automático (utilizar sem perceber). Um exemplo prático desta funcionalidade são casas que podem ser controladas por meio da tecnologia ubíqua; iluminação pode ser acionada, ligar ou desligar televisores e equipamentos eletroeletrônicos.

    Sendo assim, apenas a alternativa I (ERP) não corresponde com tal explicação, pois ERP é um Planejamento de Recursos Empresariais ou planeamento de recurso corporativo é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

    Acredito que a dúvida maior poderia estar aqui, Tecnologias vestíveis (alternativa III), sendo que esse termo trata de dispositivos inteligentes que o usuário literalmente veste e usa como se fosse um acessório, ou seja, adequa-se ao conceito de computação UBÍQUA juntamente com II. Internet das coisas; IV. Realidade aumentada; V. Realidade virtual.

  • QColegas, boa tarde!

    Olha o que a wikipédia diz:

    ✏ Computação ubíqua ou computação pervasiva é um termo usado para descrever a onipresença da informática no cotidiano das pessoas.

  • Gabarito letra "D"

    Computação Pervasiva ou Computação Ubíqua é o termo utilizado para referenciar a integração da computação móvel e onipresente com o espaço físico. É um tipo de computação distribuída realizada por dispositivos de computação que atuam de forma discreta nos ambientes onde estão implantados. Esses ambientes de computação são espaços físicos quaisquer (salas de aula, escritórios, edifícios, etc) e os dispositivos eletro-eletrônicos podem ser sensores, computadores e outros, capazes de realizar alguma computação útil aos freqüentadores do ambiente. Os dispositivos devem estar altamente adaptados ao cotidiano dos indivíduos (pessoas, animais e/ou outros seres vivos) e em harmonia com outros objetos presentes. Tais ambientes são comumente nomeados de “Espaços Ativos” ou “Super Spaces”. Segundo Weiser, considerado por muitos o pai da Computação Ubíqua, uma das principais características desses ambientes é que a interação entre os usuários e os dispositivos ocorre de forma tranqüila (Calm Technology). Os usuários não precisam se lembrar ou até mesmo saber que estão interagindo com máquinas. É o que freqüentemente chamamos de computação invisível. Ainda segundo Weiser, a computação ubíqua seria o inverso da realidade virtual. Enquanto na computação ubíqua tentamos adaptar dispositivos eletrônicos à vida das pessoas, na realidade virtual criamos uma vida fictícia onde as pessoas são inseridas, achando que estão vivendo durante o tempo em que a computação ocorre. Outra característica importante da computação ubíqua, que inclusive explica seu nome, é a onipresença. Os dispositivos computacionais podem e devem estar presentes a qualquer hora e em qualquer lugar. 

    Autor.: http://www.portal.inf.ufg.br/~vagner/courses/mobilecomputing/docs/sem/rafael-vitor-resumo.pdf